O Brasil conquistou mais 39 Leões, em quatro categorias, nesta quarta-feira no Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade. O resultado deixa as agências brasileiras com um total de 97 Leões, não muito longe do recorde estabelecido no ano passado, de 115 prêmios. O Estado é o representante oficial de Cannes Lions no País.
Neste ano, as agências com os maiores números de Leões são a FCB - que recebeu o Grand Prix em Mobile (publicidade para dispositivos móveis) - e a Leo Burnett Tailor Made.
Como de costume, o desempenho em Press Lions (mídia impressa) foi forte. Foram 22 Leões ao todo. Os dois ouros foram para a Leo Burnett Tailor Made para uma peça para o Centro de Valorização da Vida (CVV) e AlmapBBDO para uma campanha para a Bayer.
A campanha para o CVV reescreveu cartas reais deixadas por suicidas, modificando as histórias. Segundo Marcelo Reis, vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made, a entidade é cliente da agência há mais de dez anos e os trabalhos costumam ser esporádicos. "Mas tivemos essa ideia e conseguimos fazer a campanha para falar de um tema importantíssimo."
As pratas em Press foram para Leo Burnett e Publicis. Os demais leões foram de bronze: AlmapBBDO (seis), Young & Rubicam (quatro), Leo Burnett (quatro), Borghi/Lowe (dois), DM9DDB e Talent.
Em Cyber, foram 11 Leões, sendo seis pratas. Duas foram para a FCB Brasil. As demais ficaram com Ogilvy, Loducca, Leo Burnett e JWT. A FCB recebeu ainda dois bronzes. Os demais foram para Loducca, DM9DDB e Almap.
Para campanhas veiculadas em rádio, foram mais três prêmios: Leo Burnett Tailor Made (Vem pra Rua, da Fiat) e DM9DDB (para a Anistia Internacional) ganharam pratas. Uma peça da Ogilvy para a Revista Billboard levou um bronze.
Em Design Lions, foram uma prata (Ogilvy, para a associação de combate ao câncer Graac) e bronzes para JWT Brasil (Tramontina) e Young & Rubicam (Ipê - Instituto de Pesquisas Ecológicas).