Foto do(a) blog

O que circula, desperta e brilha no universo da publicidade

Em festival de inovação, robô 'caseiro' é rei

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Scheller
Por Fernando Scheller
Atualização:
Robô Pepper chamou atenção em Cannes Foto: Estadão

Quando surgiu em lojas do Japão no ano passado, como atendente, o robô (ou a robô) Pepper fez muito sucesso. Agora, a japonesa SkyBank Robotics, que desenvolveu o produto, está apostando em outro mercado para ampliar suas vendas: o mercado doméstico. A ideia é que o robozinho, feito de plástico branco e equipado com um tablet, sirva tanto para educação de crianças quanto para cuidados com idosos.

PUBLICIDADE

Pepper foi apresentado em um painel do Lions Innovation, evento paralelo ao Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade, e também em uma tenda armada na Croisette, como é chamado o calçadão de Cannes. No palco, o pequeno robô cantou rap; nas ruas, mostrava que era um bom malabarista virtual. Equipado com inteligência artificial, recusou-se a dar abraços aos visitantes de sua "cabana" por se sentir "tímido".

Preço. Quem estiver interessado em ter um robô parecido com o do desenho dos Jetsons em casa terá de desembolsar um bom valor anual. A SoftBank está vendendo cada unidade a US$ 16 mil. E o custo não para por aí: o cliente tem de pagar uma "assinatura" de US$ 200 por mês que garante cobertura de seguro para um produto e também acesso a uma loja de aplicativos compatíveis com Pepper.

A mensalidade ainda garante o direito ao proprietário de fazer sua programação própria para o robô, adaptando suas características a necessidades específicas de cada família. Todas essas vantagens parecem ter atraído os consumidores, ao menos inicialmente. "É um produto incrivelmente popular. Colocamos o Pepper à venda no sábado passado. E vendemos todas as mil unidades inicialmente produzidas em um minuto", disse ontem ao Estado Sean McKelvey, da divisão de produtos da SoftBank.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.