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ABCZ obtém as certificações ISO 9001 e ISO 14001

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu acabou de divulgar nota em que revela ter sido recomendada hoje, sexta-feira, pela empresa ABS Quality Evaluations Inc., credenciada pelo Inmetro, para receber a certificação para as Normas ISO 9001 e ISO 14001, referentes à gestão da qualidade de serviços e sustentabilidade ambiental.

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Por Redação
Atualização:

Segundo a associação, o certificado será emitido em breve pelo Inmetro. A ABCZ, diz o comunicado, é a primeira associação de pecuária do Brasil a receber esta certificação. "É um fato histórico para a pecuária nacional. Marca o início de uma nova era na prestação de serviços e também na responsabilidade com o meio ambiente. Como a ABCZ é referência para os criadores de zebu no Brasil e no mundo, esperamos que a certificação da associação sirva de exemplo para melhorarmos ainda mais a qualidade e tecnologia da pecuária com a produção sustentável de alimentos, sobretudo carne e leite", ressaltou o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi.

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O ISO é um sistema internacional de certificação, cujas normas foram criadas com o objetivo de melhorar a relação comercial entre os países e estabelecer padrões de qualidade. Sua relevância é reconhecida mundialmente e, por isso, é comemorada pela ABCZ, entidade representativa de classe com 19 mil associados e responsável por inspecionar, controlar e registrar cerca de 700 mil animais por ano, além de possuir um banco de dados com informações de mais de 12 milhões de animais. "O sistema de gestão da ABCZ é muito robusto e bastante maduro. Isso quer dizer que a associação já estava pronta para atender as exigências da ISO 9001", comentou a auditora da ABS Quality Evaluations Inc, Carla Simone Cappelozza, responsável por auditar a associação.

Recentemente, a ABCZ passou a utilizar um SGI (Sistema de Gestão Integrada) ainda mais completo, visando a melhoria contínua dos serviços prestados pela entidade, como aumento da produtividade, aumento da satisfação dos associados, melhoria na relação com o meio ambiente, entre outros. "O Sistema de Gestão Integrada contou, desde o início, com o comprometimento e envolvimento dos colaboradores da ABCZ e agora já faz parte da rotina de todos", afirma a coordenadora do SGI, Vanessa Gobbo.

Já sobre a ISO 14001, a entidade divulgou que a ABCZ também foi a primeira associação do setor a conquistar a certificação, norma internacional que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A entidade já desenvolvia a alguns anos projetos e ações sustentáveis, tanto nos eventos que realiza quanto na rotina diária dos trabalhos que executa.

Entre os anos de 2008 e 2010, a ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas), feira promovida anualmente pela ABCZ, teve como tema central a pecuária sustentável. Foram realizados simpósios e fóruns com pesquisadores de vários países, que apresentaram estudos sobre a produção sustentável. As pesquisas comprovaram que recuperação de pastagem pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Com isso, a partir de 2011, a ABCZ deu início a uma ampla campanha de conscientização do pecuarista sobre a necessidade da recuperação de pastagens e também sobre as vantagens da implantação do sistema Silvipastoril, que integra árvores, pastagem e gado em um mesmo ambiente.

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A ExpoZebu foi a primeira exposição de gado do país a adotar o modelo de feira sustentável. Implantado em 2009, o "Projeto Sustentabilidade da ExpoZebu" engloba: compostagem dos resíduos do gado gerados durante o evento e realização de pesquisas com esse material, uso racional de água para lavagem dos animais, coleta seletiva do lixo, captação de água da chuva para higiene animal e fabricação de biodiesel a partir do óleo de cozinha descartado pelas barracas de alimentação e pelos restaurantes em funcionamento no recinto da feira. O biocombustível fabricado na usina móvel foi utilizado para abastecer o caminhão de coleta de lixo reciclável das cooperativas de catadores que trabalharam na ExpoZebu.

Como o Parque Fernando Costa, local onde está sediada a ABCZ, é utilizado para realização de outras exposições de gado, o projeto hoje já foi incorporado à maior parte desses eventos. Desenvolvido em parceria com diversas entidades, o projeto envolve ainda ações educativas com os tratadores de animais. Com isso, foi possível reduzir os impactos ambientais das feiras.

Após esta certificação, a ABCZ começará a realizar auditorias internas periodicamente e ainda auditorias externas anualmente. Já a auditoria de Recertificação será realizada a cada três anos.

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