PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|CAPIM GORDURA

Um lindo quadro pintado com as cores das floradas do capim gordura e das paineiras... raro e vale a pena ser visto!

Atualização:

Campos do Jordão não faz parte dos meus roteiros. Desde menino, nunca fui muito de frequentar o pedaço, o que tem como consequência eu não conhecer bem a cidade. Conheço o Toriba, o Grande Hotel, mais meia dúzia de quebradas, a maioria no Capivari. Conhecia melhor São Bento do Sapucaí, mas faz anos que não vou para lá, então também não posso mais falar que conheço. Não conheço.

PUBLICIDADE

Fui a Campos do Jordão fazer uma palestra. A estrada continua exatamente a mesma, o que mostra que, em algum momento, faltou planejamento estratégico. Afinal, Campos do Jordão é o endereço do inverno paulista e a estrada está exatamente como já estava muitos anos atrás.

Como era dia de semana e as férias ainda não tinham começado, a viagem fluiu numa boa, com velocidade constante e oportunidade para ver a paisagem maravilhosa que fica mais bonita a cada quilômetro que se sobe.

Mas teve mais. Como se não bastasse a visão deslumbrante do vale lá embaixo, os morros cobertos pelo capim gordura florido tinham uma cor de desenho animado ou filme de Alice no País da Maravilha.

O roxo da florada do capim gordura é mágico. Pena que está desaparecendo dos cenários paulistas.

Publicidade

Quando eu era menino, os pastos da fazenda de Louveira eram formados pelo capim gordura. Por isso me habituei com sua cor maravilhosa, a partir do meio do outono. Cor que se misturava com a florada das paineiras e criava cenários deslumbrantes nos morros da região.

Mas negócio é dinheiro no bolso. O capim gordura não era lá essas coisas para engordar o gado. Então surgiram o pangola e outros capins diferentes, até a invasão maciça do braquiária, que tomou conta dos pastos brasileiros. Fazia tempo que eu não via capim gordura florido. Continua lindo. Só isso já teria valido a viagem.

Opinião por Antonio Penteado Mendonça
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.