PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Gente que faz

Aqueles que fazem, e fazem bem feito aquilo que está ao seu alcance, ajudam a fazer deste mundo um lugar melhor.

Atualização:

Tem gente que faz, gente que finge que faz, mas não faz, e gente que faz mais ou menos, o célebre "meia boca", que, invariavelmente, acaba sendo pior do que não fazer.

PUBLICIDADE

Cada um sabe de si e não sou eu que vou julgar os outros. Sou advogado por opção. Então, por temperamento, defendo as pessoas e, se for meu amigo, aí a defesa é incondicional. Amigo meu não faz nada errado, nada feio, nunca é culpado. Quer dizer, quase nunca.

Se eu erro e peco, como vou me meter a julgar quem pode ser muito melhor do que eu?

Mas o tema é gente que faz, que entra de cabeça nas paradas da vida e se dispõe a carregar o piano sem medo da subida, até quando a ladeira é a Ministro Rocha Azevedo.

Eu sei que é humano, por isso não me cabe falar nada sobre quem, chegando no pé da subida, dando apoio moral aos que carregam o piano, fica cansado só de olhar o tamanho da montanha e, antes de dar o primeiro passo, arruma uma desculpa para não subir. "Preciso salvar o pai da forca", "Preciso tirar minha mãe da fogueira", "Meu cachorro tem asma", etc.

Publicidade

Mas tem gente que faz porque gosta de fazer ou porque acha importante fazer. Tanto faz, o importante é que fazem e fazem bem feito. E isso faz a diferença.

Tem gente rica que faz a diferença, tem gente não tão rica que faz a diferença, tem gente pobre que faz a diferença, tem gente muito pobre que faz a diferença. O CEO não é melhor do que o faxineiro. O CEO é hierarquicamente superior. Isso não o faz melhor, nem mais competente.

A mesma regra se aplica a quem faz o bem, quem entra de cabeça para fazer o mundo um lugar melhor. O importante é fazer, cada um dentro de suas possibilidades, para de noite dormir o sono dos justos.

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.