EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|OS VÁRIOS FRIOS

Existem diferentes tipos de frio. O frio curtido ao pé da lareira com um copo de vinho na mãe é gostoso. Mas o frio que sentem os moradores de rua nas noites geladas de São Paulo não é tão bom assim...

PUBLICIDADE

Atualização:

Existem diferentes tipos de frio, cada um com sua particularidade, boa ou ruim, dependendo da situação e do casaco de quem analisa.

PUBLICIDADE

Um urso polar com certeza quer o frio, frio, porque depende dele para viver bem. Os ursos pardos aproveitam o inverno para hibernar, as raposas da neve trocam a pelagem e ficam deslumbrantes vestidas de branco.

O que é frio para um brasileiro é refresco para um esquimó. Já o contrário também é verdade: um índio tupi vai rir do calor que o esquimó sente andando na mata tropical, úmida e quente.

Pouca coisa é mais gostosa do que uma noite fria de inverno com uma lareira acesa, um bom vinho, queijos e frios para acompanhar, quem sabe uma fondue e um bom papo em volta do fogo.

Ah, dormir ao lado do fogo, com um edredom quente protegendo os corpos aconchegados e próximos!

Publicidade

Acordar, levantar, sair para o terraço da fazenda com a boca soltando fumaça por causa do frio e ver a paisagem toda branca, ainda que o branco possa matar as plantas e perder a safra de café.

O inverno pode ser ótimo, amigo, gostoso. Pode ser quente, se tiver como esquentá-lo. Mas o inverno também pode ser duro e cruel, impiedoso.

Algumas tribos de índios norte-americanas deixavam as velhas que não tinham parentes para cuidar delas para fora nas noites de inverno. Amanheciam mortas e o problema de alimentá-las se resolvia sozinho.

Eram maus? Não sei. Era assim. Estava na tradição do povo e todos sabiam que a regra era essa e aceitavam.

Dizem que o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Não tenho a menor certeza que os moradores de rua, nas noites geladas de São Paulo, concordem com isso.

Publicidade

Opinião por Antonio Penteado Mendonça
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.