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Um blog sobre tendências e experiências de empresas e marcas com causas sociais que promovem impacto positivo na sociedade

Opinião|A experiência das marcas com causa social

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Atualização:

Contribuir para um mundo melhor já é um propósito das marcas. Filmes publicitários emocionantes exaltam da autoestima ao empoderamento dos grupos minoritários, e eu acredito muito no poder do storytelling para inspirar e tocar pessoas. Criativos usando o seu melhor para "vender" esse tipo de produto é simplesmente maravilhoso. Tempos modernos.

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E é seguindo os tempos modernos, o tempo digital e muito em breve o pós-digital, que o brand experience e o storydoing ganham cada vez mais espaço no planejamento e budget das marcas. Provocar sensações reais e aproximar pessoas são experiências que fazem a gente se arrepiar. Reverberar e democratizar estas emoções no audiovisual é incrível, mas nada supera o ao vivo. Tenho orgulho de participar do maior grupo de live marketing brasileiro, a Holding Clube,  onde além de aprender muito com pessoas extremamente profissionais e divertidas, posso acompanhar e me inspirar ainda mais na onda do brand experience para construir experiências de causas sociais para marcas de forma mais criativa, inovadora e com mais profundidade.

Sou fã das campanhas de Dove, por exemplo. Uma marca que há mais de 10 anos sensibiliza milhares de pessoas com filmes sobre a autoestima, a nossa real beleza. Na escola onde meus filhos estudam desde os 4 anos, uma série de iniciativas pedagógicas são realizadas para ajudar na construção da identidade destes pequenos seres humanos. Um tema transversal trabalhado principalmente por diversas expressões artística. Em uma delas, onde o objetivo era fazer um autorretrato do amigo, os professores usaram um filme de Dove onde um artista fazia autorretrato das mulheres apenas ouvindo a descrição feita por elas próprias. Uma exposição na sala de aula, onde o professor contou o processo e aproveitou para apresentar o grupo de crianças numa das reuniões de pais foi uma daquelas emoções mais intensas que senti na vida.

Créditos: divulgação 

Meus olhos ficam marejados toda vez que me lembro dos desenhos, dos textos. Essa memória afetiva provocada por uma brand experience é algo que as marcas deveriam investir mais. A marca, ou melhor, o logo de Dove não estava exposta no ambiente escolar, mas o que ela representa e acredita serviu de inspiração para educar crianças sobre a importância e a beleza das diferenças. Olhar o outro, sentir o outro, ter empatia. Sim, isto tem que ser ensinado e aprendido em escolas.

Recentemente, Dove lançou um misto de campanha com experiência para tangibilizar seu propósito, e se utilizou do banco de imagens Shuttersotck para apresentar fotos de mulheres como são; mostrar a real beleza da mulher no ambiente publicitário.

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Inovador, diferente. Uma evolução da marca. É possível ser mais profundo e transformador? Sempre é. A transformação social é uma experiência inesquecível na vida das pessoas. Marcas e pessoas precisam vivenciar estas experiências para se sentirem mais humanas.

 

 

Opinião por Wal Flor
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