PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Além da economia

Agenda de fim de ano

Quem nunca se viu tentando zerar todos os compromissos, alucinadamente, até o "recesso" de fim de ano? Encontros com amigos, consultas médicas, reformas na casa, tudo aquilo que foi adiado ao longo do ano passa a ser prioritaríssimo, como se a vida também se submetesse à lógica do balanço de empresas. Quando a programação falha - e no geral ela falha - a sensação é de frustração e de uma travessia incompleta.

Por Cida Damasco
Atualização:

Se isso é verdade para o comum dos mortais, tudo indica que para o governo as coisas são parecidas. As sucessivas idas e vindas em relação à votação da reforma da Previdência, nos últimos dias, dão a impressão de que, no Planalto, a corrida para fechar o ano desta vez foi levada aos extremos. O vota-não-vota acabou se transformando numa bolsa de apostas, com as esperadas repercussões no vaivém dos mercados. E o Congresso virou palco de uma disputa surda entre os "senhores" da agenda econômica.

PUBLICIDADE

Os desencontros chegaram ao limite na semana passada: o precipitado anúncio de adiamento da votação para fevereiro, pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foi desmentido logo em seguida pelo Planalto e confirmado no dia seguinte pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) - com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tentando sustentar que o governo continuava disposto a levar o projeto ao plenário em 18/19 de dezembro. Agora o novo prazo é depois do Carnaval, a partir de 19 de fevereiro, e o ponto que falta na tal emenda aglutinativa - que, por sinal, não foi lida na sessão desta quinta-feira - é a regra de transição para garantir aposentadorias integrais aos servidores públicos que ingressaram até 2003 .

Claro que essa pressa não é de todo injustificada. Depois de um 2017 marcado pelas denúncias de corrupção contra Temer e a turma do Planalto, vem aí um 2018 contaminado pelo clima eleitoral - e ninguém tem dúvida de que reforma da Previdência não é exatamente uma promessa de campanha que atraia o eleitorado. Há inclusive uma certa desconfiança de que essa votação pule de 2018 para 2019 - já com um novo presidente instalado no Planalto e uma nova configuração da base parlamentar. O governo trata de passar o recado de que, sem a reforma, a projeção de crescimento do PIB do ano que vem cai de 3% para 2,85%.

Não faria muito sentido, contudo, votar já a reforma da Previdência a qualquer custo, sem abrir espaço para discussões de fundo. O próprio Maia argumentou que o Planalto ganhará  tempo para esclarecer a sociedade sobre a importância das mudanças - ainda que isso pareça muito mais uma desculpa do que uma explicação real para o adiamento. O fato é que até agora o governo não conseguiu os 308 votos necessários à aprovação da reforma, apesar de todas as concessões feitas aos parlamentares e dos principais partidos da base terem fechado questão em torno desse apoio.

Com um governo em final de mandato e uma sucessão atribulada, como tudo indica que a de 2018 será, uma reforma dessa magnitude, sem um aval mais amplo da sociedade, tenderia a ser implantada de forma conflagrada. Só para lembrar: a reforma trabalhista, que enfrentou menos resistências durante sua tramitação no Congresso, mesmo assim não foi encampada integralmente nem pela Justiça do Trabalho.

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.