PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|18 passos para baixar o consumo de energia e enfrentar a tarifa com 'bandeira vermelha'

Atualização:
 

Com a conta de luz subindo todo mês em 2015, por causa do uso das termelétricas para compensar a falta de água nas represas e o novo sistema de cálculo de tarifas, o melhor a fazer é reduzir ao máximo o consumo de energia.

A partir de agora, a conta de luz pode variar de acordo com o sistema de 'bandeiras tarifárias'. A bandeira vermelha, que mostra a pior situação energética possível, encarece a conta de luz em R$ 3,00 para cada 100 kWh utilizados, a cada mês. A previsão é essa bandeira vai estampar as faturas ao longo de todo o ano.

 

PUBLICIDADE

Confira 18 atitudes que você pode assumir para evitar surpresas desagradáveis na hora de receber a conta de energia:

1) Tenha por hábito desligar da tomada os aparelhos que não estejam em uso. Aparelhos em stand-by representam entre 10 e 15% do consumo de uma residência. 2) Para usar o ferro de passar, junte a maior quantidade de roupa possível e passe todas de uma vez.

3) Evite o abre-fecha da geladeira para gastar menos energia.

Publicidade

4) Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins (tomadas coletivas).

5) Não esqueça o carregador de celular na tomada após a carga estar completa. 6) Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando.

7) Apague as lâmpadas de ambientes desocupados.

8) Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais etc.

9) Use lâmpadas fluorescentes ou de led, mais econômicas.

Publicidade

10) Não deixe a impressora, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

11) Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo. O monitor deve ser desligado quando for ficar sem uso por mais de quinze minutos.

12) Instale a geladeira em local bem ventilado, longe do fogão e de áreas expostas ao sol. Deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes.

13) Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, utilize o timer para ela desligar sozinha.

14) Reduza o tempo do banho. 15) Para subir um andar ou descer dois, utilize a escada. Faz bem para a saúde e evita desperdício de energia do prédio.

Publicidade

16) Use o ar condicionado com moderação. Nem sempre faz calor suficiente para ligar o aparelho. As vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma saída. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador.

17) Limite o uso da máquina de lavar a no máximo duas vezes por semana para economizar água e energia. Selecione os modos de lavagem rápida e de menor consumo de água.

18) Ao viajar, desligue todos os equipamentos da tomada.

 

Leia também:

Consumidor pagará subsídios do setor elétrico e 'tarifaço' já passa de 60%

Publicidade

Sem ajuda do Tesouro, conta de luz pode ter aumento extra de 19,9%

Com racionamento, PIB pode cair até 2%

OPINIÃO:Uma enxurrada de aumentos

 

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.