Opinião|De quem é a responsabilidade na compra de um produto de terceiro na loja virtual?
Você entra num site para compra online e, quando encontra um problema, é informado que o produto é de um terceiro e que terá de tentar solucionar a questão diretamente com ele.
É o caso, por exemplo, do Walmart que cadastra empresas para anunciar seus próprios produtos ou serviços no seu portal.
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Na política de entrega, troca e devolução, publicada em seu portal de vendas online, o Walmart informa que, na hipótese de problemas com as vendas por terceiros, eles deverão ser procurados diretamente.
O Walmart informa no portal que as encomendas são entregues em caixas ou envelopes personalizados, lacrados com a embalagem do terceiro. Caso o consumidor constate que a embalagem esteja violada, a sugestão é que esta seja recusada no momento da entrega e que seja feito contato direto com o terceiro, evitando posteriores transtornos.
Lembre-se sempre que o Código de Defesa do Consumidor estabelece a responsabilidade solidária, ou seja, no caso de problema com o produto, ele tem que ser solucionado, não importa por qual dos fornecedores. O ponto de contato do consumidor pode ser onde adquiriu o produto para solução de eventuais falhas e troca de produto.
12 dicas para não errar no presente de Dia das Crianças
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12 dicas para não errar no presente de Dia das Crianças
Não é tarefa fácil conciliar o desejo da criança com asopções mais adequadas à sua idade e ainda pensar no preço. O blogueiro doEstadão,Claudio Consid... Foto: PixabayMais
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Escolha brinquedos adequados à idade e à fase de desenvolvimento da criança, e com o selo do Inmetro. Essas informações devem constar na embalagem do ... Foto: ReutersMais
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A embalagem também deve trazer a identificação e o endereço do fabricante ou importador, dados fundamentais para você reclamar se ocorrer algum aciden... Foto: Alex SilvaMais
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Bonecos maleáveis em tecido, borracha ou madeira estão entre os mais adequados para os bebês, que adoram levar brinquedos à boca. Foto: Divulgação
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Antes de entregar o presente à criança, retire o brinquedo da embalagem, sobretudo se for um saco de plástico, que pode causar asfixia. Foto: Pixabay
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Certifique-se de que as pilhas estão num compartimento fechado com parafuso, que só pode ser aberto com chave de fenda. Foto: Reuters
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Máximo cuidado para brinquedos com fios compridos: estes devem ter menos de 22 cm, para que a criança não consiga enrolá-lo no pescoço. Foto: Wilton Junior
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Passe a mão pelas arestas, pontas e bordas e certifique-se de que não existe o risco de machucarem a criança. Foto: Alex Silva
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Se optar por bicicletas, preste atenção nas rodinhas. Elas são o ponto de apoio para a criança que ainda não tem equilíbrio para pedalar. Foto: Monica Zarattini
12 dicas para não errar no presente de Dia das Crianças
Se você tiver filhos em diferentes idades, evite que os mais novos utilizem os brinquedos dos mais velhos. Foto:
12 dicas para não errar no presente de Dia das Crianças
Faça uma revisão periódica nos brinquedos e jogue fora os que estiverem estragados. Doe os que estejam em bom estado e não sejam mais de interesse da ... Foto: Alex SilvaMais
Este caso deixa claro que, além de buscar o melhor preço, há muitos outros aspectos para se levar consideração na hora de adquirir os produtos. É preciso tomar alguns cuidados na hora de fechar uma compra virtual, uma vez que as principais reclamações dos consumidores em relação às compras feitas pela internet são o descumprimento do prazo de entrega e a cobrança indevida.
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Assim, para garantir compras seguras - seja no mundo real ou no virtual -, as melhores armas que o consumidor pode utilizar são a informação e a cautela. E, se ainda assim houver problemas, deve se procurar as entidades de defesa do consumidor.