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Direito do consumidor

Opinião|Difícil saber qual é o preço válido

Estratégias de venda e marketing dos estabelecimentos podem dificultar que o consumidor entenda qual é o preço real dos produtos

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Atualização:

Não está fácil para o consumidor se informar sobre o preço que realmente vai pagar pelo produto. Nos supermercados, por exemplo, se for pagar com o cartão próprio do estabelecimento pode ter preço menor que os demais clientes.

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O problema  é que nas ofertas aparece com destaque esse preço com desconto que só vale para quem tem o cartão de fidelidade. Isso vai contra a determinação do Código de Defesa do Consumidor que obriga a informar o preço de forma clara e precisa.

Nada contra a estratégia de marketing para fidelizar os consumidores, desde que o preço real esteja em destaque, e não apenas os com descontos válidos apenas para alguns. Até porque nem sempre vale a pena adquirir o cartão da loja.

E agora aumentou a dificuldade para saber quanto pagar, com a autorização para diferenciar os preços conforme os meios de pagamentos, como cartão de crédito, débito, cheque ou dinheiro em espécie, por exemplo.

O consumidor deve reclamar se não estiver sendo cumprida  a lei sancionada no final de junho obrigando o comerciante a informar em local e formato visíveis os descontos oferecidos em função do prazo ou do meio de pagamento utilizado.

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Se não estiver sendo oferecido preço menor para pagar em dinheiro reclame numa entidade de defesa do consumidor, afinal, esse "desconto " foi o argumento dos lojistas para implantar a diferenciação de preços. Os locais que desrespeitarem a lei poderão ser multados pelos Procons.

Opinião por Economia & Negócios
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