PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Entidades de consumidores lutam por fim de antibiótico em carne de fast food

Estudo realizado em supermercados de SP detectou a presença de bactérias resistentes a antibióticos em frango congelado

Atualização:
 Foto: Estadão

A Consumers International (CI), entidade que congrega 250 entidades de consumidores de 120 países, está pedindo para que redes McDonald's, Subway e KFC definam um plano de ação com prazos para eliminar gradualmente o uso rotineiro de antibióticos, utilizados em medicina humana, em todas as cadeias de fornecimento de carne e aves de curral.

PUBLICIDADE

A mobilização ocorre na Semana Mundial de Conscientização da Resistência aos Antibióticos, evento organizado pela Organização Mundial de Saúde. Já há adesão de 33 organizações-membro da CI em 29 países, entre eles Japão, Coreia do Sul, França, Namíbia e Brasil.

A Proteste Associação de Consumidores, integrante da Consumers International, comprovou a resistência a antibióticos em bactérias de peitos de frango congelado compradas em supermercados em São Paulo, no início deste ano.

Foram encontradas bactérias resistentes em 100% das 50 amostras de frango avaliadas. Esse quadro é preocupante, podendo fazer com que, no futuro, não consigamos mais combater infecções.

Diante desses resultados foram cobrado dos Ministérios da Agricultura e Saúde maior fiscalização sobre a prescrição e aplicação dos antibióticos utilizados para controle de doenças na avicultura, de forma a garantir o uso correto. Foi pedido ainda a instalação de sistemas de monitoramento nacional e internacional para reduzir o impacto das resistências aos antibióticos.

Publicidade

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.