PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Indústria automobilística

Chinesa BYD entrega ônibus elétrico que será feito no País

Por
Atualização:
Ônibus elétrico que será produzido em Campinas (SP) Foto: Estadão

SÃO PAULO - A montadora chinesa BYD, que inaugura fábrica em Campinas (SP) em agosto, apresenta nesta terça-feira, 14, dois modelos de ônibus elétricos que serão produzidos no local, o primeiro deles a partir do próximo mês e a versão articulada a partir de janeiro de 2016.

PUBLICIDADE

O projeto consumirá inicialmente R$ 250 milhões e inclui uma unidade para produzir painéis solares fotovoltaicos.

Um dos ônibus, o Padron K9, faz parte de um primeiro lote de dez veículos que serão entregues à Prefeitura de Campinas para compor a frota local.

Segundo Adalberto Maluf, diretor de Relações Governamentais e Marketing da BYD, a bateria do K9 pode ser recarregada em 2 horas e o veículo tem autonomia para rodar 250 quilômetros. "Nosso ônibus pode ser carregado na tomada, por exemplo à noite, fora do horário de pico", informa.

Outra fabricante local, a Eletra, de São Bernardo do Campo (SP) também oferece no País ônibus movidos a eletricidade. O E-bus tem autonomia para 200 km e a bateria pode ser recarregada em 3 horas. Segundo a empresa, também há a possibilidade de uma recarga de urgência, em apenas 5 minutos, que garante autonomia de 11 km. 

Publicidade

Já o articulado K11, da BYD,iniciará testes em Campinas nos próximos meses. Os dois modelos para teste foram importados da China e dos Estados Unidos.

A fábrica da BYD deverá empregar 450 funcionários até o fim do ano. Nos primeiros 12 meses está prevista a produção de 500 ônibus e, no segundo ano, mil unidades, informa Maluf.

Ele ressalta que, em sua totalidade, o projeto prevê investimentos de R$ 1 bilhão, valor que será dividido em fases de acordo com a demanda e a situação do mercado brasileiro.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.