Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Economia & Negócios

Economia » No mês da Copa, Gol perde de novo liderança em vendas

Economia & Negócios

As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Economia

No mês da Copa, Gol perde de novo liderança em vendas

Gol, da Volkswagen, perde pela segunda vez no ano o posto de líder em vendas, desta vez para o Fiat Palio

Cleide Silva

01 Julho 2014 | 21h25

SÃO PAULO – Pela segunda vez no ano o Volkswagen Gol, modelo líder de vendas nos últimos 27 anos, perdeu o posto para um carro da concorrente Fiat. Em junho, o Palio liderou as vendas no País, com 14.081 unidades. O Gol veio logo atrás, com 13.167.

Em março, o modelo da marca alemã já havia perdido a posição de número um para a picape Strada, que só obteve o bom desempenho naquele mês.

A lista dos mais vendidos em junho traz o Chevrolet Onix hatch em terceiro lugar (10.994 unidades), seguido por Ford Fiesta hatch (10.702), Hyundai HB20 (9.582) e Fiat Siena (8.544).

Entre as marcas, a Fiat manteve-se na liderança do mercado, com 20,6% de participação nas vendas de automóveis e comerciais leves em junho, que somaram 250,9 mil unidades. O segundo lugar é da Volkswagen, com 18,2% e o terceiro da GM, com 17,2%. Na sequência estão Ford (8,7%), Hyundai (7,6%) e Renault (7%).

Disputa acirrada

Há uma grande disputa em algumas posições no ranking de participação de vendas no acumulado do primeiro semestre, que soma 1,585 milhão de automóveis e comerciais leves.

GM e Volkswagen estão tecnicamente empatadas no segundo lugar, com 17,6% de participação cada, a primeira com 279,2 mil veículos vendidos e a segunda com 278,7 mil.

Outra disputa é pela quinta posição, com Renault e Hyundai contabilizando fatias de 6,9% do mercado cada. A Renault vendeu 110 mil veículos no período e a Hyundai, 109,1 mil.

A Fiat segue na liderança, com 21,6% das vendas no semestre (342,2 mil), e a Ford segura a quarta posição, com 9% (143 mil).

Premium

No segmento de luxo, a Audi segue com desempenho recorde. A marca alemã vendeu 6.126 carros no semestre, número bem próximo do total vendido em 2013 inteiro, que somou 6.692 unidades. Só em junho emplacou 1.102 unidades.

O presidente da Audi do Brasil, Jörg Hofmann, afirma que os resultados demonstram que a estratégia da empresa de renovação constante do portfólio de produtos, investimento em tecnologia e no crescimento sustentável da marca no País “está ajustada aos desejos dos consumidores”. Segundo o executivo, “este será nosso melhor ano no Brasil”.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato