PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Ação contra ex-presidente da Usiminas não faz Nippon ceder na justiça

Mesmo com uma ação de responsabilidade ajuizada contra Rômel de Souza, ex-presidente da Usiminas e nome ligado à Nippon Steel - acionista da siderúrgica mineira ao lado do grupo Ternium/Techint -, a companhia japonesa mantém ativas cinco ações no Tribunal de Justiça de Minas Gerais com o objetivo de anular a eleição de Sergio Leite, em março do ano passado, para a presidência.

Por Coluna do Broadcast
Atualização:

Contra todos Souza foi destituído acusado de violar o estatuto da empresa ao ter assinado um memorando com a Mineração Usiminas (Musa) sem a presença de outro diretor estatutário e, ainda, sem anuência do conselho de administração. Na Justiça, há ação contra todos os conselheiros, na pessoa física, que votaram a favor da destituição. Pela permanência de Rômel no cargo, votaram três dos 11 membros, todos representantes da japonesa. Na esfera administrativa, a Nippon tem uma reclamação também junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Outro lado

Procurada, a Nippon Steel "esclarece que os processos pendentes que tramitam no Tribunal de Justiça de Minas Gerais referem-se exclusivamente a questões relativas ao acordo de acionistas e não tratam da gestão administrativa da Usiminas".

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.