EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

JBS oferece mais garantias a bancos para renovar créditos à exportação

A JBS prometeu dar mais garantias aos bancos para que eles aceitem renovar linhas de curto prazo que são essenciais para o dia a dia da empresa como as relacionadas à exportação. As instituições já fecharam as torneiras para a companhia, mas estão aceitando seguir com as operações para evitar aumento da inadimplência à medida que elas vençam. Mais de 70% da dívida líquida da empresa, de R$ 47,8 bilhões, são créditos relacionados ao comércio exterior. Do total, 31% são de curto prazo. A entrega de mais garantias em troca de renovação de créditos que vencem em poucos meses é um dos principais pontos que a JBS tem discutido nos encontros individuais com os bancos. Representantes da empresa devem se reunir com executivos da Caixa Econômica Federal nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Por Coluna do Broad
Atualização:

Portas fechadas Embora na prática aceitem renovar as linhas de crédito que garantem o dia o dia da empresa, os bancos monitoram com cautela o agravamento de risco da JBS. Até mesmo os pecuaristas já sentem o impacto. Alguns têm encontrado dificuldade de descontarem Notas Promissórias Rurais (NPR) de operações com a empresa junto a instituições financeiras. Encontram portas fechadas até mesmo no Original, banco da holding J&F. Isso porque essas instituições já estariam tomadas no risco JBS.

PUBLICIDADE

Lupa Os bancos também seguem comedidos para entender o que o grupo fará em termos de venda de ativos para gerar caixa e desalavancar o balanço, que tende a ser impactado pelo envolvimento do grupo em esquemas de corrupção. Por ora, a JBS segue honrando seus pagamentos, sem necessidade de rolagem de dívidas. Procurados, os bancos não comentaram.

Outro lado A JBS disse que mantém um relacionamento de longo prazo com as instituições financeiras no mercado brasileiro e não irá comentar negociações específicas. "A empresa não tem informações sobre as negociações financeiras realizadas por seus fornecedores", afirmou ainda. (Com Camila Turtelli)

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.