PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A economia de um jeito para você entender

Entenda a mudança do cálculo do PIB

Alteração na metodologia do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) pode aumentar os resultados registrados pela economia brasileira nos últimos anos

Por Economia & Negócios
Atualização:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudou o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB, soma total da renda gerada num país em determinado período). Nova fórmula passa a contabilizar, por exemplo, aportes em pesquisa e exploração mineral como investimentos, e não mais como despesas. Entenda as mudanças:

PUBLICIDADE

Investimentos Passam a integrar a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, a soma dos investimentos no PIB) os aportes em pesquisa e desenvolvimento; exploração e avaliação de recursos minerais; e software.

Energia O acionamento das usinas termelétricas também passa a ser considerado, uma vez que aumenta o custo de produção da energia.

Imposto de renda Os dados do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) passam a ser adotados como parâmetro para mensurar o consumo das famílias.

IPP Inclusão das informações geradas pelo Índice de Preços ao Produtor, que capta as variações de preços dos produtos na porta de fábrica da Indústria de Transformação.

Publicidade

Sedes As sedes administrativas das empresas passam a contar como serviços e em seu local de origem, não são mais incorporadas pelas filiais que desenvolvem a atividade fim, como as plantas industriais.

Holdings As holdings também passam a entrar como serviços e em seu local de origem, e não são mais incorporadas pelas filiais que desenvolvem a atividade fim da companhia.

Construção A construção civil passa a ter apuração mais precisa, que inclui custos de insumos e remunerações.

Saúde A saúde pública passa a ter apuração mais precisa, que inclui dados mais detalhados do DataSUS.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.