PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A economia de um jeito para você entender

RI, principal contato entre o investidor e a empresa

Falei recentemente sobre a CBLC, fundamental para o bom funcionamento do pregão. Hoje, quero falar do Relações com Investidores ou RI das empresas. O RI é o principal contato entre você, investidor, e a empresa na qual você investe. Por meio do RI, você pode obter os últimos balanços da empresa, pode questionar sobre pagamento de dividendos, sobre estratégias futuras da empresa... É regra da CVM (Comissão de Valores Mobiliários, responsável por regular o mercado financeiro)  e todas as empresas de capital aberto devem ter o seu próprio RI. Para saber mais sobre o assunto, veja o site do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, o Ibri. Eu conversei com o presidente do Ibri, Ricardo Florence:

Foto do author Paulo Silvestre
Por Paulo Silvestre
Atualização:

Quem é o RI e qual o papel dele dentro das empresas?

PUBLICIDADE

RI não é só o 'relações com investidores'. A filosofia do RI deve ser compartilhada entre todos os níveis da empresa. O presidente é um RI, os diretores também e por aí vai. Todo mundo tem de estar apto e disposto a atender esse investidor. O RI tem de oferecer as informações de forma ágil e transparente para os investidores. Já o presidente, por exemplo, é função dele orientar para preservar o interesse dos acionistas.

Quando falamos da proximidade do RI com o investidor,vale desde o pequeno até o fundo de pensão, é isso?

Isso.  E é uma via de duas mãos. É papel do RI também receber as demandas que vem dos investidores e coordenar entre todos da empresa. O RI é o elo de ligação entre a área de finanças, comunicação, marketing, jurídico e o próprio investidor. O RI interpreta, divulga as informações, cumpre o que está disposto pela CVM. Em suma, tudo o que afeta custo de capital, preço da ação, sustentabilidade é assunto do RI.

Atualmente, como se dá essa relação do RI com os investidores dentro das empresas?

Publicidade

Através de website, reuniões públicas, participações em conferências de bancos de investimentos e até mesmo por meio de respostas via email. Não somente para responder aos investidores, mas todos aqueles que tenham algum questionamento sobre a empresa. É papel do RI trazer informações consistentes e garantir a comunicação do presidente com o mercado. O RI tem uma função estratégica dentro da empresa porque conhece toda a empresa, tem visão privilegiada também do setor edos concorrentes.

Quais empresas devem ter RI?

Todas de capital aberto devem ter diretores de RI. No passado, era ter um relações com investidores para atender a demanda dos órgãos reguladores. Hoje, as empresas sabem o quanto o RI é importante para atrair mais investidores. É importante que oinvestidor pessoa física também saiba da existência do RI e aproveite para colher informações. O site do RI é uma grande fonte de tomada de decisão, porque lá o investidor consegue entender a perspectiva futura da empresa, principalmente conhecer a filosofia da empresa para saber até se a companhia executa aquilo que diz e se tem uma história de boa comunicação com os mercados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.