Publicidade

NY e preços dos Treasuries ganham força após ata do Fed

Os principais índices do mercado de ações dos EUA e os preços dos Treasuries subiram depois de o Federal Reserve divulgar a ata da reunião ocorrida no início de agosto, quando o banco central afirmou que vai manter as taxas de juro próximas a zero pelo menos até meados de 2013.

Foto do author Bianca Lima
Por Bianca Lima
Atualização:

As ações encontraram suporte no fato de o Federal Reserve ter discutido na última reunião quais são as ferramentas disponíveis para estimular a economia. Não ficou claro quantos membros do comitê de política monetária apoiam a adoção de medidas nesse sentido, mas a simples menção disso na ata mostra que o número provavelmente é maior do que se pensa, segundo Lorenzo Di Mattia, gerente do Sibilla Global Fund.

PUBLICIDADE

"Isso deixa o QE3 mais próximo", avaliou, referindo-se à possibilidade de o Fed adotar uma terceira rodada de afrouxamento quantitativo em breve - ou "quantitative easing" -, daí o QE3. Isso provavelmente foi o que impulsionou as ações, acrescentou.

Já os preços dos Treasuries acentuaram os ganhos - acompanhados por uma queda nos juros - porque os membros do Fed mostraram-se pessimistas em relação à economia. O banco central reduziu suas previsões de crescimento para o segundo semestre de 2011 e para 2012 "notavelmente", segundo a ata, e também manifestou dúvidas sobre a firmeza subjacente da economia dos EUA, mais de dois anos e meio após o término da recessão. O desemprego, de acordo com o documento, continuará elevado até o fim do próximo ano.

Por volta das 15h40 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,20%, o Nasdaq avançava 0,56% e o S&P 500 operava em alta de 0,17%. O juro projetado pela T-note de 10 anos estava em 2,175%, enquanto o dólar caía para 76,67 ienes e o euro operava a US$ 1,4443.

Pouco antes de o Fed publicar a ata da reunião de agosto, o Dow Jones caía 0,11%, o Nasdaq subia 0,06% e o S&P 500 recuava 0,20%, enquanto o juro projetado pela T-note de 10 anos estava em 2,187%. O dólar tinha queda para 76,73 ienes e o euro caía para US$ 1,4423. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

(Gustavo Nicoletta, da Agência Estado)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.