Foto do(a) blog

A tradução da economia

Como fazer uma planilha de gastos

Você sabia que há estudos que falam que somente 2% das pessoas mantém uma planilha de gastos atualizada e completa? Aposto que a maioria quer estar nestes 2%, mas não sabe como. O segredo para uma planilha, além de disciplina para atualizada, é entender o que você pretende analisar, qual visibilidade quer ter.

PUBLICIDADE

Por Canal Econoweek
Atualização:

Nós, do Econoweek, indicamos alguns cuidados na hora de fazer a planilha que irá acompanhar a sua vida financeira.

PUBLICIDADE

O primeiro cuidado em se atentar não só aos gastos, mas à renda. Em geral, as pessoas superestimam a renda porque não consideram os descontos em folha de pagamento ou mesmo todas as fontes de ganho quando se é autônomo. Precisa haver um campo para a renda na planilha.

Outro cuidado é anotar os gastos com o cartão de crédito e não somente o valor final da fatura. Sem detalhar as despesas, o consumidor fica sem saber pra onde está indo o dinheiro. Fica com a impressão de que está gastando mais do que deveria no cartão, mas não sabe no que.

Outro ponto de atenção é revisitar a planilha e fazer espécies de balanços. Recomendamos pelo menos um balanço mensal e um anual. Neles, a pessoa consegue avaliar quanto poupou, se economizou mais do que  planejado, e avaliar investimentos.

No vídeo dessa semana não só comentamos sobre planilha como colocamos um modelo na descrição do vídeo do Youtube. Confira lá!

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.