Foto do(a) blog

A tradução da economia

Como usar o crédito com sabedoria? Invista em você!

Na segunda-feira passada, nós do Econoweek, contamos como a ciência econômica funciona e como o crédito em um ambiente saudável assume o papel de "óleo nas engrenagens" da economia, fazendo tudo acontecer mais facilmente. Se não viu, relembre nesse link aqui.

PUBLICIDADE

Por Canal Econoweek
Atualização:

No vídeo aqui embaixo, em continuidade, mostramos que o crédito é muito útil no curto prazo. Ou seja, no momento presente, o crédito nos possibilita adquirir mais bens e serviços do que teríamos condições com apenas a nossa renda, bem como também possibilita um volume de investimento maior das empresas do que elas teriam de dinheiro disponível na situação presente.

PUBLICIDADE

Agora, pare para pensar! Se conseguimos aumentar o consumo de agora usando o crédito, no futuro teremos que pagar por esse crédito adquirido. Sendo assim, o consumo lá do futuro terá que diminuir para "pagar" o consumo que adiantamos agora via crédito.

A pergunta é: então o crédito é ruim, se apenas estamos antecipando um consumo futuro? Tudo depende de você!

Se você usa o crédito, faz empréstimos e se endivida para o consumo corrente, que inclui restaurante, viagens e coisas do tipo, tome muito cuidado: no futuro você terá que pagar essa fatura justamente consumindo menos esse tipo de coisa. E com juros!

Mas se você usa o crédito para investir no seu futuro, pagando cursos de aprimoramento ou investindo no seu negócio, a lógica diz que você vai aumentar a sua produtividade e poderá aumentar a sua renda e o seu padrão de vida no futuro, em vez de ter de reduzi-lo para pagar o empréstimo.

Publicidade

Lembre-se: sempre procure o crédito mais apropriado para você e evite se endividar no cartão de crédito (sem pagar) ou no cheque especial, que são os mais caros que tem.

Por fim: use o crédito com sabedoria e verá que investir em você é o melhor investimento a ser feito. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.