PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A tradução da economia

Tudo sobre Ibovespa

A ideia de hoje é explicarmos o que é Ibovespa. Mas vai além, vamos falar para que serve, como usá-lo para ganhar dinheiro e por ai vai. Então fica ligado! Como sempre deixaremos abaixo o vídeo que explicará tudo o que falaremos ai de maneiro mais millennials. Para você que é old school como nós, o texto segue abaixo. Econoweek

Por Canal Econoweek
Atualização:

De início é preciso saber que o Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na nossa Bolsa, que antigamente se chamava Bovespa, passou a ser chamada BM&FBovespa e agora se chama B3. O índice da Bovespa, amplamente chamado de Ibovespa, reúne as ações das empresas mais "importantes" listadas por lá.

PUBLICIDADE

O termo "importante" está entre aspas só para destacar que não são as ações "importantes" segundo critérios amorosos ou afetivos, mas no sentido de alguns critérios definidos na metodologia da própria bolsa.

Como o Ibovespa segue alguns critérios e corresponde a cerca de 80% do volume de negócios da B3, acaba sendo uma ótima referência de como as coisas estão. Se o Ibovespa sobe, a sinalização normalmente é que as coisas correram bem naquele dia.

Adiante, o Ibovespa é reavaliado a cada quatro meses, e é uma carteira teórica de ativos. Ou seja, não dá para você ir lá Bolsa e comprar "uma Ibovespa", e, além disso, a B3 não oferece um fundo composto pelas ações do Ibovespa para você investir, apesar de você poder replicá-lo caso queira, mas dar um trabalho, o que discorreremos adiante.

Uma vez que o Ibovespa reflete o desempenho médio dos ativos mais negociados e mais representativos da bolsa, ele se tornou a referência para rentabilidade de várias carteiras de ações e para o desempenho da Bolsa. Ou seja, geralmente, compara-se o rendimento de um investimento ao rendimento da Ibovespa, inclusive.

Publicidade

Ok! Mas como você faz para investir em algo próximo a isso? Existem algumas opções, desde replicar a carteira inteira, inclusive proporções (baita trabalho) ou optar por negociar o Contrato Futuro de Ibovespa, o que exploraremos hoje aqui.

O Contrato Futuro de Ibovespa, que pode ser negociado na B3, possibilita que você negocie as expectativas futuras do mercado de ações, sem ter que comprar cada componente, cada ação, que compõe o Ibovespa. É basicamente a negociação da expectativa do Ibovespa para uma data futura. Se o Ibovespa acaba representando o desempenho do mercado em um período passado, o Contrato Futuro de Ibovespa sinaliza se dias melhores virão. Ou não!

E para investir em contratos desse tipo você pode optar por ir em qualquer corretora, mas destacamos aqui a facilidade de negociar através da Toro. É só entrar no site, na aba Investir que aparecem os ativos que estão sendo negociados. Eles mostram inclusive a tendência para os próximos minutos, horas, dias e até para os próximos anos, com cotações em tempo real.

 

Além disso, a equipe de estrategistas da Toro recebe se acertar a recomendação, uma vez que se você seguir a recomendação deles, só é cobrado corretagem se você ganhar dinheiro. Se você perder, não paga corretagem nenhuma.

O conhecimento é sempre uma saída.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.