Foto do(a) blog

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

Dúvidas IR 2016: Seguro de vida, despesas odontológicas e erro na declaração

‘Estado’ presta serviço de esclarecimento de dúvidas sobre o Imposto de Renda; as questões são respondidas pelo Sindifisco Nacional e podem ser enviadas por email ou WhatsApp

PUBLICIDADE

Foto do author Bianca Lima
Por Bianca Lima
Atualização:
 

Confira abaixo as respostas de hoje às dúvidas dos leitores sobre o Imposto de Renda 2016. Os esclarecimentos são feitos pelos tributaristas do Sindifisco Nacional e as perguntas podem ser enviadas para imposto.renda@estadao.com ou para o WhatsApp (11) 94158-9679. Ao final do texto, assista vídeo que cita alguns dos erros mais comuns da malha fina.

PUBLICIDADE

Ano passado fechei uma empresa, na qual eu era sócio. Cada sócio recebeu de volta o saldo do capital investido, o que sobrou. Onde devo lançar esse recebimento?

Resposta: Deverá tal saldo ser informado na ficha de Rendimentos Isentos. O contribuinte deverá proceder à baixa do item relativo à participação societária, informando no histórico sua dissolução e R$ 0,00 no campo "situação em 31/12/2015".

Eventual diferença entre o valor que constava na declaração e o recebido deverá ser informado na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", item "Outros" (Linha 24).

Se a devolução dos bens ou direitos à pessoa física for efetuada com base no valor de mercado, a diferença entre esse valor e o constante na declaração não se sujeita à incidência do imposto sobre a renda na pessoa física, sendo tributado na pessoa jurídica.

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Quem pode ser declarado como seu dependenteConfira o calendário das restituiçõesIR 2016: Novidades e quem deve declararTodas as despesas que podem ser abatidas

Eu e minhas duas filhas menores recebemos no ano passado um seguro de vida de minha esposa. Como lanço os valores recebidos?

Resposta: A palavra "seguro" tem o significado de pecúlio recebido de uma só vez. Devem ser declarados na ficha "rendimentos isentos e não tributáveis", no item "02- capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente".

Enviei a minha declaração desse ano com o CNPJ da Caixa Econômica Federal errado, para declarar o recebimento de FGTS. Vocês acham que tem algum problema? No ano passado também enviei com o número errado e não aconteceu nada.

Publicidade

Resposta: Sim. Recomenda-se que seja feita uma declaração retificadora corrigindo o problema. As declarações estão sujeitas à fiscalização por um prazo de até cinco anos. Então, é possível que problemas de declarações anteriores sejam identificados dentro deste prazo.

PUBLICIDADE

Posso declarar meu convênio odontológico?

Resposta: Sim. São dedutíveis as seguintes despesas médicas ou de hospitalização: os pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. Consideram-se também despesas médicas ou de hospitalização os pagamentos efetuados a empresas domiciliadas no Brasil destinados à cobertura de despesas com hospitalização, médicas e odontológicas, bem como a entidades que assegurem direito de atendimento ou ressarcimento de despesas da mesma natureza.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.