Foto do(a) blog

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

Receita paga hoje 1º lote de restituições do Imposto de Renda 2016

Também serão depositadas devoluções residuais de 2008 a 2015

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

Agência Brasil 

PUBLICIDADE

A Receita Federal libera nesta quarta-feira, 15, o dinheiro das restituições do primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Estão no lote também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. Tiveram prioridade idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada no lote multiexercício, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (telefone 146). O órgão disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Contribuinte pode consultar a restituição do Imposto de Renda pela internet. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Se o contribuinte tiver dúvida sobre a situação da declaração poderá consultar o Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita, no qual é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. No caso de identificação de algum problema, a Receita recomenda a entrega de uma declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Publicidade

Veja tambémCinco formas de pagar menos IR, sem contadorDúvidas na hora de declarar? Confira as explicaçõesO que mudou nas regras do IR 2016Quem pode ser declarado como seu dependenteConfira o calendário das restituições

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.