Uma incubadora tecnológica

Uma instituição privada apoia pequenas e médias empresas de software e lhes dá todo apoio, como uma nova incubadora.

PUBLICIDADE

Por Ethevaldo Siqueira
Atualização:

Micro e pequenas empresas inovadoras da área de software, em tecnologia da informação (TI) e telecomunicações poderão inscrever-se até o dia 20 de agosto, para participar de um estande coletivo na edição do Futurecom 2012, um dos maiores eventos do setor de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações da América Latina, que será realizado no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de outubro. As empresas interessadas em participar do espaço podem inscrever-se pelo site ITS (www.its.org.br). O resultado das empresas selecionadas sai até o dia 27-08.

PUBLICIDADE

Poderão participar do Espaço Inovação as empresas que comprovarem capital nacional e que tenham faturamento bruto anual, em 2011, inferior a R$ 7 milhões. As empresas candidatas devem apresentar soluções inovadoras destinadas ao setor de telecomunicações. O Comitê de Avaliação escolherá 12 empresas para fazer parte do Espaço Inovação. O estande coletivo conta com cerca de 120 metros quadrados e tem como objetivo identificar empreendedores com soluções inovadoras que atendam o setor de telecomunicações.

Será a terceira vez que o ITS e a Provisuale promovem o Espaço Inovação no Futurecom. Esse espaço consiste de um estande coletivo voltado para as micro e pequenas empresas brasileiras com produtos e serviços inovadores. Além de estar presente no Futurecom, o Espaço Inovação também é promovido no CIAB, o Congresso Internacional de Automação Bancária da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

O Instituto

Poucas entidades privadas têm objetivos tão importantes e estratégicos quanto o Instituto de Tecnologia de Software (ITS). Entre seus objetivos, estão o estímulo à inovação tecnológica e o apoio à micro e pequenas empresas de software, de modo a viabilizar seu desenvolvimento. Além de estimular e orientar a criação de novas empresas, o ITS apoia a capitalização, a promoção de negócios, a capacitação, o desenvolvimento de projetos de P&D e às atividades de marketing e comunicação.

Publicidade

O ITS iniciou suas atividades em março de 1997, como associação civil sem fins lucrativos, por iniciativa conjunta de empresas privadas, universidades, entidades de classe e órgãos de Governos. O ITS apoia as novas empresas em atividades tais como: a) desenvolvimento de projetos de P&D e inovação; b) gestão de projetos de TI e comunicação; c) modelagem e simulação de processos; d) qualidade de software; e) promoção de inovação na pequena e média empresa; f) internacionalização de empresas; g) apoio à capitalização das empresas de software; h) apoio à promoção de negócios; i) capacitação das empresas de software.

Empresas premiadas

No CIAB 2012 (Congresso Internacional de Automação Bancária), evento realizado anualmente pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o ITS conferiu o Prêmio Espaço Inovação à Simply Sistemas, vencedora na categoria de Melhor Solução. Duas outras empresas - a Siter (Domain Dialing) e a e-sec (EVO Mobile) - também foram destacadas por seus produtos inovadores.

A vencedora, empresa mineira Simply Sistemas, foi escolhida entre as 24 participantes da edição deste ano. A solução apresentada é a ferramenta Document Explorer (DEX), na área de Gestão Eletrônica de Documentos. O prêmio foi recebido pelo sócio e diretor de tecnologia Roberto Rigotto.

Segundo o diretor de tecnologia da Simply Sistemas, Roberto Rigotto, desde que participou da primeira vez do Espaço Inovação, a empresa passou a ter mais credibilidade e prestígio no mercado.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.