PUBLICIDADE

Jeitinho brasileiro exige manual de sobrevivência

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

                                                                                                         Reprodução

 

PUBLICIDADE

O jeitinho brasileiro tem levado executivos estrangeiros que atuam em empresas no Brasil para as salas de treinamento. Não é nada disso que você está pensando... Não, eles não querem se adaptar a essa realidade. Eles precisam mesmo é entender e tentar driblar essa "malemolência" dos negócios no Brasil.

Em palestra no Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa -, o diretor financeiro da GE Energy Infrastructure para a América Latina, Rodrigo Martins, explicou que, para esses profissionais, a melhor tradução para esse "jeitinho" é a falta de planejamento. "Eles precisam conviver e trabalhar dentro da precariedade de muitos serviços públicos e sem uma infra-estrutura condizente com o potencial do país. Tudo isso sem sair dos princípios básicos da companhia".

Não é surpresa, portanto, que um dos requisitos da empresa para um executivo atuar no Brasil - seja ele nativo ou estrangeiro - é a flexibilidade para se adaptar a mudanças constantes. Além disso, o profissional precisa ter amplo conhecimento legal e tributário das regras brasileiras - uma tarefa nada fácil - e cuidar atentamente dos relacionamentos e da integridade nos negócios.

Para quem está de fora, o nome disso seria "Manual de sobrevivência do executivo no jeitinho brasileiro", um guia que poderia ser usado, inclusive, por grandes empresas brasileiras, que também sofrem coma realidade do País.

Publicidade

Leni Hidalgo, gerente geral de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim Industrial, conta que o jeitinho brasileiro também é obstáculo para os executivos da empresa. Por isso, é assunto para treinamento. "Precisamos trabalhar os dilemas que eles enfrentam para lidar com essas situações, sem abandonar os princípios da companhia".

Tudo ficará mais fácil, é claro, quando o jeitinho brasileiro ficar apenas para a habilidade de solucionar problemas. Mas esse assunto fica para outro post...

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.