PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Carreira, relações de trabalho e vida corporativa

Lésbicas ganham até 20% mais que heteros nos EUA, diz Banco Mundial

Por Renato Jakitas
Atualização:
Lésbicas ganham até 20% mais heteros nos EUA Foto: Estadão

Mulheres homossexuais ganham mais que as heterossexuais. E os homens gays, ao contrário, tendem a receber holerites menos gordos que os seus concorrentes heteros. Essa é a conclusão de um estudo recentemente divulgado pelo Banco Mundial, um levantamento que coloca EUA e Alemanha no topo dessa distinção entre profissionais do mesmo sexo, mas com orientação sexual distinta.

PUBLICIDADE

A pesquisa foi realizado em países providos de leis contra discriminação com base na orientação sexual e, por isso, o Brasil não participa da base de dados.

Dentre os analisados, foram estudados mercados como dos Estados Unidos, onde uma lésbica ganha em média 20% mais que as demais. O mesmo se repete na Alemanha (11%), Canadá (15%) e Inglaterra (8%). Já entre os trabalhadores do sexo masculino, os gays recebem 16%, 9%, 12% e 5% menos que os heterossexuais, nos respectivos países.

Em entrevista ao jornal The Telegraph, o especialista Nick Drydakis, um dos autores da pesquisa, afirmou que uma provável explicação para tamanha discrepância entre mulheres envolve a confiança do empregador.

Assumindo-se homossexuais, as empresas acreditam que elas têm menos chances de incorporar compromissos tradicionais do gênero, como casamento, filhos e responsabilidades domésticas.

Publicidade

"Lésbicas também vencem com escolhas direcionadas às suas carreiras, como ficar por mais tempo na escola, escolhendo graduações que propiciem liderança e salários mais altos, além de trabalharem mais horas", destaca o especialista. "Elas também tendem a se posicionar em ocupações dominados por homens e que oferecem rendimentos mais altos"

Quanto aos homens, Nick Drydakis diz que não consegue encontrar outra explicação que não o preconceito "A diferenciação entre os salários de homens homossexuais e heterossexuais não é explicada por diferenças em níveis educacionais, experiência profissional ou tipo de ocupação. (Os baixos salários) são geralmente interpretados com uma evidência da discriminação no mercado de trabalho", conta.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.