EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e colunista do Broadcast

Opinião|A Argentina é aqui, para os estrangeiros

Segundo fontes, a visão é de que a direção que o Brasil vem tomando é negativa; já na Argentina, o otimismo deles com o fim do governo Cristina Kirchner é palpável

PUBLICIDADE

Foto do author Fábio Alves
Atualização:

 Foto: Natacha Pisarenko/AP

Dois investidores estrangeiros - um "hedge fund" em Nova York e outro baseado em Londres - estão coincidentemente numa missão de avaliar o ponto de virada do Brasil. Em conversa com esta coluna, um executivo do fundo americano mostrou-se desanimado com a economia brasileira e observou que muitos investidores passaram a olhar a Argentina com mais otimismo do que o Brasil. "O ponto em questão é a direção das coisas", diz o gestor americano.

PUBLICIDADE

Segundo ele, a visão é de que a direção que o Brasil vem tomando é negativa, com a perda do grau de investimento da sua classificação de risco soberano apenas como a confirmação de uma deterioração do quadro de política econômica e do ambiente de negócios desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu o poder, em 2011.

Já na Argentina, espera-se uma mudança nos rumos da condução do país, mesmo se Daniel Scioli, candidato do partido da presidente Cristina Kirchner, vença as eleições presidenciais marcadas para 25 de outubro. É que Scioli já sinalizou uma mudança - embora lenta - das políticas adotadas por Cristina e que foram consideradas desastrosas pelos investidores.

Scioli lidera as pesquisas de opinião, com o candidato oposicionista Mauricio Macri, o queridinho dos investidores, num distante segundo lugar.

"Mesmo com toda a correção nos preços dos ativos brasileiros nos últimos tempos, a Argentina ainda está mais barata do que o Brasil", observa o gestor americano numa conversa por telefone de seu escritório em Nova York. "Enquanto a expectativa é de que a Argentina caminhe para uma correção de rumos, não se vê isso de forma clara no Brasil."

Publicidade

Esse foi, aliás, o tema da conversa que o gestor do fundo britânico vem mantendo com a equipe econômica, com parlamentares, analistas políticos e formadores de opinião.

"As pessoas estão bem mais pessimistas no Brasil do que eu esperava", conta o gestor britânico.

Em recente viagem a Brasília, um dos interlocutores deste gestor lhe traçou três cenários de curto prazo para o Brasil, mas chegou a admitir não ter uma confiança de que o seu cenário base é o mais plausível de se materializar tamanha instabilidade política e econômica.

"O problema é que ninguém vê a luz ao fim do túnel", diz o gestor britânico, numa conversa telefônica de seu escritório em Londres.

É aí que reside o foco deste investidor: tentar definir um ponto de inflexão, uma virada no cenário brasileiro que possa deflagrar uma mudança de patamar nos preços dos ativos.

Publicidade

Nesse aspecto, o executivo americano e seu colega britânico fizeram a este colunista perguntas semelhantes:

Qual o catalisador político que levaria adiante um processo de impeachment da presidente Dilma?

Em avançando um pedido de impeachment no Congresso, quanto tempo o País estaria suspenso por esse processo, incluindo a defesa da presidente?

Quais as forças políticas que eventualmente poderiam assumir o poder, mais particularmente se um governo liderado pelo PMDB teria o endosso do PSDB?

Um governo do PMDB levaria adiante uma correção de rumos da política econômica, numa guinada ortodoxa definitiva, que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não conseguiu?

Publicidade

Com a presidente Dilma se mantendo no cargo e terminando seu mandato em 2018, o ex-presidente Lula seria um candidato ainda viável?

Como se vê, as perguntas dos dois investidores estrangeiros concentraram-se no cenário político e na tentativa de conseguir enxergar algum horizonte de médio prazo para o País.

Já na Argentina, o otimismo deles com o fim do governo Cristina Kirchner é palpável, embora ainda prematuro.

Isso porque se o Brasil, apesar da correção forte na sua moeda, na Bovespa e nos juros futuros, ainda está mais caro do que a Argentina é porque isso é um reflexo do ambiente institucional brasileiro, considerado mais sólido do que o do seu vizinho ao sul.

A começar pela imprensa livre no Brasil.

Publicidade

Este colunista, por exemplo, nunca sofreu qualquer tipo de pressão, apesar de críticas fortes a várias decisões de política econômica do governo Dilma.

E esse é um valor que não se pode "take for granted", como os estrangeiros admitiram a esta coluna, ou seja, não dá para menosprezar essa liberdade como força subjacente do mercado brasileiro.

Opinião por Fábio Alves

Colunista do Broadcast

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.