PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Desemprego ainda aumenta

Apesar de um pouco melhor que a expectativa, Pnad Contínua do trimstre até maio ainda não indica fundo do poço do mercado de trabalho, segundo analistas.

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

A taxa de desemprego no trimestre março-abril-maio da Pnad Contínua, de 11,2%, veio um pouco melhor do que a média das expectativas, mas os analistas de forma geral não enxergaram mudança no quadro geral de continuidade da deterioração do mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

Em termos dessazonalizados, pelas contas do economista e consultor Alexandre Schwartsman, houve um avanço de 10,6% para 10,8% no desemprego na comparação entre os trimestres terminados no final de maio e de abril. Em relatório publicado esta manhã, Schwartsman nota que este ritmo de aumento de 0,2 ponto porcentual por mês no desemprego da Pnad, sazonalmente ajustado, vem ocorrendo em média desde o início de 2015. O consultor prevê que o desemprego com ajuste sazonal chegue a um pico de 13,6% no último trimestre de 2016, levando a média deste ano para 11,7%.

Na comparação com o mesmo período de 2015, a taxa de desemprego da Pnad Contínua aumentou cerca de 3,1 pontos porcentuais. Em seu relatório, Schwartsman decompôs este crescimento em 1,2 ponto porcentual (pp) devido à queda do emprego; 1,3 pp ao aumento da população em idade de trabalhar, PIA; e 0,7 pp ao aumento da taxa de participação (força de trabalho como proporção da PIA). A queda do emprego, naquela base de comparação, foi de 1,3 milhão de postos de trabalho, ou um recuo de 1,4%.

Solange Srour, economista-chefe da gestora ARX, diz que a Pnad Contínua veio melhor que o esperado, mas não muda sua visão da evolução do mercado de trabalho. Ela nota que a população ocupada (PO) ficou estável (ante o trimestre anterior, isto é, dezembro, janeiro e fevereiro), mas houve aumento de 10,3% (mais 1,1 milhão), na mesma base de comparação, na população desocupada. "Esperava-se que a população empregada caísse, mas isso não muda o quadro de piora - os entrantes não estão conseguindo vagas", ela diz. Solange observa ainda que uma piora menor na renda real do trabalho deveu-se à queda da inflação acumulada, e não ao aumento do rendimento nominal.

O economista Bruno Vaz, que acompanha o mercado de trabalho no Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), relata que tinha uma projeção mais forte para o desemprego da Pnad Contínua no trimestre até maio, de 11,5%, em boa parte devida a um motivo específico: o aumento do emprego por conta própria, que vinha compensando parcialmente as perdas nos postos com carteira (e até sem), sofreu uma reversão em abril. Isso o levou a trabalhar com a hipótese de que este efeito compensatório tinha arrefecido por conta da dinâmica progressiva de piora do mercado de trabalho. Mas em maio o emprego por conta própria voltou a ter crescimento expressivo.

Publicidade

Todos os analistas ouvidos concordam em que os primeiros sinais de que a economia pode inverter o sinal negativo em algum momento deste ano, possivelmente mais para o fim, não significam uma recuperação sincronizada do mercado de trabalho. O motivo é a conhecida defasagem entre as tendências da atividade econômica e do emprego, com esta seguindo atrás. A visão é de que o desemprego médio da Pnad-Contínua em 2016 pode ficar em 11,5% ou pouco mais, com um pico da taxa trimestral, que pode ser acima de 13%, em 2017 ou final de 2016. Solange acha que, na comparação das médias entre 2016 e 2017, o próximo ano já pode apresentar uma ligeira queda do desemprego. Uma recuperação mais significativa do mercado de trabalho, no entanto, só se refletiria na média de 2018. (fernando.dantas@estadao.com)

Fernando Dantas é jornalista do Broadcast

Esta coluna foi publicada pela AE-News/Broadcast em 29/6/16, quarta-feira.

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.