Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Levy: "Não estou fazendo remendos"

Entrevista coletiva do ministro Joaquim Levy na quarta-feira (21/1) no Fórum Econômico Mundial. Meu competente colega Fernando Nakagawa, correspondente da Agência Estado em Londres, e eu conferimos o que o ministro tinha a dizer na sua chegada ao Fórum, onde ele delicia seus interlocutores com o discurso liberal e ortodoxo que a elite econômico-financeira global gosta de ouvir. Um detalhe, porém, ainda incomoda: onde está o crescimento?

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

Fernando Dantas

PUBLICIDADE

Fernando Nakagawa

(DAVOS) - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nessa quarta-feira em Davos que "não estamos aqui para fazer remendos", referindo-se ao seu plano de ajuste fiscal e de "arrumar a casa". Para Levy, os investidores internacionais não estão preocupados com o curtíssimo prazo, e o governo está preparando o País para ter um crescimento sólido. Ele mencionou à referência à necessidade de "paciência e humildade" do discurso de posse da presidente Dilma Rousseff e repisou algumas vezes que há uma "torcida" pelo Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Segundo o ministro, "a prioridade hoje é uma prioridade fiscal; quando o país está fiscalmente estável, as coisas funcionam muito melhor, o custo baixa".

Numa crítica clara à política de estímulos à demanda do seu antecessor, Guido Mantega, Levy fez uma analogia entre a economia brasileira e um carro subindo uma ladeira. Segundo o novo ministro, a economia vinha desacelerando e as pisadas no acelerador estavam fazendo o carro engasgar. "Agora engrenamos uma segunda e aí acelera, diferente de pisar no acelerador de quarta, com os incentivos, com isso e aquilo, porque isso não estava mais tendo tração".

Publicidade

A comparação também é uma resposta a uma indagação geral em Davos, não só da imprensa, mas também dos investidores, empresários e autoridades econômicas com quem Levy vem se encontrando. O apoio no Fórum à nova política econômica ortodoxa é total, mas persiste uma séria dúvida quanto à capacidade de a economia brasileira voltar a crescer. Assim, a "segunda marcha" pode ser menos veloz que a quarta quando o carro está engasgando, mas devolve tração e pode fazê-lo acelerar num momento seguinte.

Para Levy, pode haver um trimestre de recessão (crescimento negativo), mas isso não quer dizer nada em relação a um período mais longo. Ele lembrou que houve trimestre de recessão recentemente. Em almoço organizado nessa quarta-feira pelo Itaú em Davos, o ministro disse que o crescimento em 2015 tende a ser "flat" (próximo a zero). Na entrevista, ele ressaltou bastante que a inércia do mau desempenho de 2014 reflete-se no de 2015. "Uma coisa que aconteceu no passado pode ter impacto no crescimento dois ou três trimestres depois, e a gente tem de olhar para frente", disse Levy.

Quando o assunto foi emprego, o ministro evitou comentar diretamente as projeções de piora do mercado de trabalho, preferindo enfatizar medidas de facilitação do negócio - aliás, mencionadas várias vezes na entrevista, também como resposta ao baixo crescimento. Levy disse que primeiro o governo está "arrumando a casa, arrumando o convés, mas muita coisa que vamos fazer nos próximos meses vai facilitar (os negócios e a criação de empregos) - em impostos e (também) uma grande agenda de todo o governo para a pequena e a média empresa, que são as que mais rapidamente criam emprego".

Para o ministro, "mais importante do que o curto prazo em relação ao emprego é facilitar a abertura de empresas". Segundo Levy, num momento em que "o bônus das commodities já não está tão presente", é preciso "ousar e fazer coisas porque a gente vive num mundo de competição".

Setor elétrico

Publicidade

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reafirmou a opção de realinhamento de preços do setor elétrico e não comentou eventual "volta atrás" na decisão da Fazenda de não repassar recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Ao contrário das notícias de disputa com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, Levy disse que o colega de governo "faz um trabalho de primeira qualidade que dá orgulho para todo mundo que está no governo".

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"A decisão de realinhar os preços está bem tomada. O ministro (Eduardo) Braga tem sido muito firme nas posições dele e tem feito um trabalho de orientação no setor muito importante", disse em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial. Levy lembrou que Braga já foi governador do Amazonas. "Ele sabe bem o que são restrições orçamentárias. Então, não vejo muitas duvidas em relação a isso no momento".

O ministro da Fazenda disse que Braga "está conduzindo com muito acerto, inclusive fazendo um trabalho de criação de confiança em todo o setor particularmente entre distribuidoras". "Acho que a gente sabe que a saúde dos distribuidores influencia toda a cadeia, todo o setor elétrico. Ele tem dado de maneira discreta, mas muito segura, uma sinalização de fortalecimento desse setor", disse. "Eu acho que a gente vai ter de passar essa fase com muita segurança".

De forma semelhante à usada para tratar do mercado de trabalho, Levy só falou de forma muito indireta das atribulações da Petrobrás e preferiu enfatizar a surpresa positiva dos poços superprodutivos do pré-sal. Quanto à queda do preço do petróleo, ele disse que na média ela é favorável ao Brasil por reduzir despesas da Petrobrás com importação de combustíveis e aluguel de equipamentos, além de estimular a economia global e, em consequência, as exportações nacionais. Ele notou ainda que, com algumas exceções no caso de royalties (referentes a Estados e municípios), o governo brasileiro não depende fiscalmente das receitas de petróleo para se financiar, caso de muitos países petroleiros.

Em relação à perspectiva de alta dos juros básicos nos Estados Unidos, o ministro observou que o Federal Reserve (Fed, BC americano) conseguiu, a partir do ano passado, separar esse movimento da alta das taxas de longo prazo. Por isso, Levy crê que a possível elevação do juro básico americano não vai repetir o estresse de meados de 2013 (quando os juros longos subiram com a expectativa do início da retirada do afrouxamento quantitativo, as injeções de liquidez pelo Fed).

Publicidade

"Eu acho que hoje as condições são favoráveis para não ter uma turbulência tão grande se e quando houver esse aumento das taxas curtas", disse o ministro. Levy acrescentou que o efeito deflacionário da queda do preço do petróleo contribui para segurar as taxas longas americanas e que a perspectiva iminente de afrouxamento quantitativo na zona do euro reduz o impacto global da eventual alta dos juros básicos dos Estados Unidos.

 

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.