PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Trump ou Macron?

Vitória de centrista na França mostra que ideologia liberal e globalista está menos acuada pelos populismo de esquerda e de direita do que se pensa. Novatos que pensam em se lançar na política presidencial, como João Doria, deveriam se mirar mais em Macron do que em Trump.

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

A confortável vitória de Emmanuel Macron nas eleições francesas mostra que o centro cosmopolita e globalista está menos acuado pelos extremismos de esquerda e de direita do que as análises mais alarmistas fariam supor após a vitória do Brexit e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Na Europa continental, os extremistas foram convicentemente derrotados em três eleições consecutivas: Áustria, Holanda e França. Eram prematuros os vaticínios de morte iminente da integração europeia.

PUBLICIDADE

Na verdade, é possível ser ainda mais otimista. A experiência histórica e estudos acadêmicos indicam que o extremismo cresce na esteira das grandes crises econômicas, como a da década de 30 e aquela iniciada em 2008 e 2009. Hoje, porém, os Estados Unidos já estão relativamente engrenados na recuperação e os sinais da Europa vêm melhorando consistentemente, inclusive com a retomada em alguns dos países mais afetados, como Espanha e Portugal. Em outras palavras, o ápice da janela de oportunidade eleitoral para radicais de esquerda e de direita pode já ter ficado para trás.

Nos Estados Unidos, aliás, também parece que, apesar das periódicas explosões de retórica inflamada de Trump, seu governo está pendendo para o conservadorismo mais tradicional do Partido Republicano em diversas áreas de política pública. No Reino Unido, finalmente, a premiê Thereza May está conduzindo o Brexit de forma pragmática, e sua popularidade em alta atesta que as correntes mais extremistas conseguiram a saída da União Europeia (UE), mas não conquistaram o poder.

E no Brasil? Aqui, há o fator peculiar da Lava-Jato, que está devastando os partidos políticos tradicionais. E há também a tradição latino-americana de força da esquerda populista, que agora parece estar canalizada para a duvidosa (em termos legais) candidatura em 2018 do ex-presidente Lula.

Ao endossar propostas de política econômica que ressuscitam a nova matriz econômica, Lula deu um claro sinal de que o espaço que quer ocupar é o do populismo. Não importa tanto se, caso seja eleito, o ex-presidente vai ter uma política econômica ao estilo de Mantega ou de Palocci. Faz parte do repertório do populismo latino-americano semear a confusão ideológica e oportunisticamente - e geralmente com foco no curto prazo - trocar a orientação da política econômica como se troca de roupa.

Publicidade

Lula, portanto, pelo seu carisma e por particularidades do eleitorado de esquerda e populista, se mantém como o único presidenciável atingido pela Lava-Jato que preserva em alta seu cacife eleitoral. Os chefes tucanos, Alckmin, Serra e Aécio, em maior ou menor grau foram duramente atingidos pelas denúncias de corrupção - e, possivelmente, pela sua proximidade com o impopular governo Temer - e estão vendo se esvair sua viabilidade eleitoral para 2018.

Nesse contexto, surgem novas lideranças de fora da política, que são cogitadas como possíveis candidatos para o próximo ano. O nome mais em evidência é o de João Doria, prefeito de São Paulo. Outras possibilidades são mais especulativas, como a do apresentador Luciano Huck.

Existe uma visão, que combina os destroços da cena política tradicional brasileira, o surgimento de extremistas caricatos, como Jair Bolsonaro, e eventos internacionais como a eleição de Trump e o Brexit, pela qual o "novo" na política brasileira virá na forma de um aventureiro populista.

Essa ideia, entretanto, não leva em conta que as placas tectônicas da política estão continuamente se movendo. Se há poucos meses o populismo no estilo de Trump parecia uma estratégia deplorável, porém viável e eficaz, para se chegar ao poder no atual mundo conturbado, a eleição de Macron indica que ainda há bastante apelo a ser explorado no caminho centrista e cosmopolita.

A noção de que as massas populares são necessariamente nativistas e protecionistas, e apenas as elites cultivam os valores liberais e internacionalistas é bem menos evidente do que parece aos mais alarmistas. Um potencial candidato à presidência, como Doria, deveria estar neste momento olhando mais para Macron do que para Trump, ao pensar sua estratégia para entrar no jogo presidencial. (fernando.dantas@estadao.com)

Publicidade

Fernando Dantas é colunista do Broadcast

Esta coluna foi publicada pelo Broadcast em 9/5/17, segunda-feira.

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.