PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Da City Londrina

Usar drone sobre estádio dá multa de R$ 14 mil na Inglaterra

Por Fernando Nakagawa e Twitter @fnakagawa
Atualização:

Usar drones pode ser uma brincadeira cara no Reino Unido. Nigel Wilson, 42 anos, foi condenado a pagar £ 2.400 - cerca de R$ 14.200 - por usar o equipamento para sobrevoar locais com grande concentração de pessoas na Inglaterra nos últimos meses. Wilson foi o primeiro condenado em uma nova lei inglesa que regulamenta o uso do equipamento cada vez mais popular para gravar vídeos.

Prova. Acusado publicou vídeo / Divulgação Polícia Metropolitana  

A investigação da polícia cita como uma das provas o vídeo de um voo sobre o estádio Anfield em Liverpool em setembro de 2014 que foi postado na conta de Wilson no YouTube. Em 2014, ele chegou a ser detido em Manchester, mas pagou fiança e deixou a prisão.

Estreia. Wilson foi o primeiro condenado / Divulgação Polícia Metropolitana  

PUBLICIDADE

O equipamento de Wilson também sobrevoou e filmou o estádio iPro em Derby, o Emirates Stadium no norte de Londres, Etihad Stadium em Manchester, o Parlamento Britânico e o Palácio de Buckingham, residência da família real. Nos estádios, o uso sempre acontecia em dias de jogos, diz a polícia.

De acordo com a lei britânica que regulamenta o uso dos drones:

- o controlador deve ter visão do equipamento em todos os momentos e não deve se afastar mais de 120 metros verticalmente e/ou 500 metros horizontalmente

Publicidade

- não deve voar sobre áreas populadas como ruas, vilas e cidades

- não deve voar com uma distância menor de 50 metros de pessoas, veículos e edifícios ou sobre concentração de pessoas como espetáculos e eventos esportivos

- o controlador deve obter licença para operar o equipamento quando o uso tiver como objetivo uma atividade comercial

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.