PUBLICIDADE

Notas do Copom reafirmam passo mais rápido e mais acentuado no corte dos juros

Por José Paulo Kupfer
Atualização:

A publicação, nesta terça-feira, da "Nota do Copom" relativa à decisão da semana passada, em que os diretores do Banco Central cortaram a taxa básica de juros em 1 ponto porcentual, reforçou com detalhes a surpresa inserida no comunicado distribuído no encerramento da reunião de julho. Na ocasião, as expectativas, alimentadas pela comunicação do BC desde a reunião do Copom em maio, sinalizavam redução de 0,75 ponto na taxa básica, mas não só o corte foi mais forte como a indicação para setembro é de que esse ritmo mais acelerado será mantido.

PUBLICIDADE

Depois da publicação do documento, ocorrerá surpresa se o BC voltar atrás e frear o passo na redução dos juros. Assim, os analistas já trabalham com a quase certeza de que, depois da próxima reunião do Copom, na primeira semana de setembro, a taxa básica nominal estará em 8,25% ao ano. Discutem agora a duração do ciclo e em que nível de taxa será encerrado. As novas expectativas convergem para juros abaixo de 8%, considerado o ponto suficiente para assegurar que as projeções atualizadas do cenário econômico básico com o qual o BC trabalha -- inflação em 3,6% no final de 2017 (4% anteriormente) e 4,3% (antes 4,6%), na virada de 2018 para 2019 -- se concretizem. As apostas estão variando entre 7,25% ou 7%, no primeiro trimestre do próximo ano, e entre 7,5% e 7,25%, já no fechamento de 2017.

É fácil perceber que, depois de trazer a taxa a 8,25% em setembro, em qualquer das hipóteses consideradas, restará frear o ritmo de corte, nas reuniões restantes de outubro e dezembro, entre 0,75 ponyo e 1 ponto, acumuladamente. Se confirmadas essas projeções, haverá alívio não desprezível para as despeaas com juros da dívida pública, mas ainda persistirá uma taxa real relativamente elevada, nas comparações internacionais, acima de 3%.

Nas Notas de julho, o Copom relativizou as incertezas políticas e econômicas que rondam a conjuntura doméstica, assim como as hipóteses de normalização mais rápida da política monetária, nas economias avançadas, principalmente nos Estados Unidos, que poderia afetar, negativamente, a atração dos ativos em mercados emergentes. Já os analistas que se mantêm mais cautelosos lembram os riscos de aumento de volatilidade em 2018, ano de eleições gerais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.