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8 sugestões para o consumidor aproveitar a Black Friday

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Por Yolanda Fordelone
Atualização:
 Foto: Stock Xchng

Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor, o varejo resolveu inovar e inventar uma nova "Black Friday", que ocorre nesta quarta-feira, 18. O consumidor, no entanto, não deve se empolgar e deixar de ficar atento às "promoções" do setor. O site Reclame Aqui, que reúne queixas de consumidores, listou oito sugestões para que o comprador aproveite o dia e não tenha dor de cabeça:

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1. Evite compras por impulso. É bom ter calma com datas comemorativas, isso porque geralmente elas trazem consigo compras por impulso. O maior aliado do consumidor é a pesquisa de preços, produtos e empresas. Outra sugestão para evitar o impulso é só comprar o que realmente necessita e o que já estava de olho nos preços anteriormente à promoção.

2. Desconfie de descontos elevados. Se flagrar alguma promoção absurda, cuidado! Se for uma falha no site, isso pode dar muita dor de cabeça depois. Pesquise um pouco mais e desconfie de preços muito fora do normal.

3. Verifique o produto. Em caso de compras em lojas físicas certifique-se do estado do seu produto. Se o seu conteúdo confere com os dados descritos na caixa/embalagem e se ele apresenta algum problema.

4. Atenção redobrada em compras online. Em compras online, garanta que se trata de uma loja virtual segura. Sites de e-commerce confiáveis costumam apresentar maior segurança com o protocolo "https" no início do endereço eletrônico.

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Em alguns navegadores, além do "https" no endereço, esse protocolo aparece com fundo verde ou ainda com um cadeado fechado ou uma pequena chave, sinalizando que a troca de informações (cadastro, números de cartão e/ou conta corrente) é ainda mais segura.

Sites seguros e confiáveis têm um padrão para efetuar compras. O mais comum é o usuário fazer um cadastro com nome, endereço e e-mail e de entrega dos produtos. É pedido também, no ato da compra, o número do cartão de crédito do usuário (caso não seja pago por boleto), mas nunca é solicitada a senha do cartão. Desconfie caso precise preencher dados desnecessários. Se for preciso, entre em contato para saber o motivo.

Não utilize computadores e pontos de conexões públicos (cursos, bibliotecas, lan houses...) para fazer compras virtuais. Eles podem não estar seguros o suficiente. Muito menos compras online se utilizando de redes Wi-Fi abertas, nada confiáveis, no quesito segurança.

5. Cheque o valor do frete. Evite surpresas desagradáveis e verifique se há despesas adicionais (fretes, taxa de importação, manuseio ou presente) e confira os prazos de entrega para a sua região e políticas de troca.

6. Documente o que puder. Guarde todas as informações fornecidas no ato da compra, tais como: nome do site, o que foi adquirido, quanto foi pago, os protocolos de atendimento, data para entrega e serviço de SAC.

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7. Procure a empresa. Se desconfiar de alguma atitude, tente contato diretamente com a empresa. O contato também é bom porque de antemão você já verifica se é difícil contactar a empresa em um eventual problema na compra.

8. Veja a opinião de outros consumidores. Além de checar em órgãos como o Procon, o consumidor pode fazer uma pesquisa na internet para verificar a opinião de outros compradores. O próprio site do Reclame Aqui é uma das fontes de pesquisa. Caso tenha algum problema na compra, também faça a sua reclamação e deixe outros consumidores atentos.

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