Nesta sexta-feira, 28 de novembro, mesmo dia em que será paga a primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores brasileiras, uma armadilha do consumo: a Black Friday. O evento representa uma boa oportunidade de garimpar promoções, mas quem entrar despreparado no evento corre o risco de gastar mais do que deveria. Segundo uma pesquisa, 71% se dizem influenciados a comprar mais na Black Friday.
O levantamento foi feito pelo MeSeems, empresa de pesquisas web-mobile, com 4.626 pessoas de todas as regiões do País, na semana que antecede o Black Friday. Do total, 58% são homens e 42% mulheres.
Quando questionados quanto pretendem gastar, 38% afirmaram mais de R$ 500, enquanto que 15% estimam desembolsar entre R$ 101 e R$ 200 e apenas 3% das pessoas vão gastar até R$ 50.
Entre os respondentes, 92% sabem o que é o Black Friday e apenas 8% desconhecem o evento. Dos que conhecem, 66% pretendem efetuar compras na data.
Em relação aos produtos mais procurados, em uma questão de múltipla resposta, os eletrônicos em geral lideram a intenção de compra, com 49%.