Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Portabilidade pode garantir economia de até 25% no valor final do imóvel, calcula Anefac

Segundo a associação, o mutuário pode poupar poupar quase R$ 250 mil em um financiamento de 30 anos pela tabela Price, caso o juro seja reduzido de 10% para 9%

PUBLICIDADE

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

A longo prazo, a economia gerada pela portabilidade pode ser grande, garantem algumas simulações da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo a associação, o mutuário pode poupar poupar quase R$ 250 mil em um financiamento de 30 anos pela tabela Price, caso o juro seja reduzido de 10% ao ano para 9% ao ano.

PUBLICIDADE

A Anefac assinala que apesar de as taxas do crédito imobiliário já serem baixas e o juro ter se mantido inalterado e estar com tendência de alta por conta da Selic, qualquer redução da taxa garante economias enormes neste tipo de financiamento.

As novas regras para portabilidade de crédito entraram em vigor hoje para tentar desburocratizar a transferência de dívidas entre bancos. São cinco passos para entrar com o pedido de portabilidade. Na decisão, o consumidor deve levar em conta a taxa de juros, o Custo Efetivo Total (CET) e os custos da operação. Apesar de a portabilidade sair de graça para o cliente, o novo contrato de financiamento deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis, o que significa um custo extra na hora de fazer a comparação.

A Anefac também fez uma simulação seguindo o sistema SAC. Veja:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.