PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Primeiro consumidor a comprar na 'Black Friday chinesa' é brasileiro

Brasileiro realizou a compra exatamente a meia noite do horário de Hong Kong; o Brasil ficou em segundo lugar no ranking de locais que mais realizaram compras

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

 Foto: Reuters

Consumidores brasileiros participaram ativamente do Festival de Compras 11.11, conhecido como  "Black Friday chinesa". Neste ano, o festival de 24 horas de promoções chegou pela primeira vez ao Brasil. O País ficou em segundo lugar no ranking de locais que mais realizaram compras.

PUBLICIDADE

O primeiro pedido de compra desse ano na campanha global do evento chinês foi realizado por um brasileiro exatamente a meia noite do horário de Hong Kong. O festival, promovido pelo Alibaba, é conhecido por ser a maior promoção 24 horas de compras online do mundo. Segundo reportagem do The New York Times, comprar na China é fácil, o difícil é receber a encomenda.

Em 2014, o AliExpress (site de compras do Alibaba) recebeu mais de 6,8 milhões de pedidos. Nele, atuam milhares de vendedores. Durante o evento, os vendedores do site ofereceram 1 milhão de produtos com 50% de desconto e 10 milhões com 15%.

A versão chinesa da Black Friday ocorreu na terça-feira, 11, dia em que é comemorado no país o Dia dos Solteiros. A iniciativa foi lançada na década de 90 por estudantes universitários chineses, como uma versão para solteiros do Dia dos Namorados. A troca de presentes que ocorre na data entre os casais de namorados contribuiu ao longo dos anos para o sucesso do evento.

Veja abaixo o ranking dos 11 países que mais realizaram operações. A lista não inclui a China, opróprio organizador do evento.

Publicidade

1.       Rússia

2.       Brasil

3.       Israel

4.       Espanha

5.       Belarus

Publicidade

6.       EUA

7.       Canadá

8.       Ucrania

9.       França

10.    República Checa

Publicidade

11.    Reino Unido

Os cinco produtos mais comprados por brasileiros

1. Cardigans

2. Mobile phone stickers

3. Vestidos

Publicidade

4. Regata

5. Self-adhesive bras

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.