Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Você é um futuro endividado? Faça o teste e descubra

Você prefere pagar suas compras à vista? Você pode nunca ter parado para pensar nesta pergunta, mas é ela juntamente com mais algumas que definem quem será um futuro endividado. Se ficou preocupado fique sabendo que já há um teste para detectar este risco, desenvolvido pelo portal Meu Bolso Feliz, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

PUBLICIDADE

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

Segundo a SPC Brasil, consumo sem planejamento é um dos principais motivos da inadimplência no País: quatro em cada dez entrevistados (40%) admitem que a falta de controle financeiro foi o que os levaram a atrasar pagamentos.

PUBLICIDADE

Após 21 perguntas serem respondidas, o teste divide os consumidores em três categorias distintas:

1) Consumidores com baixo potencial de endividamento - em geral mais prudentes e analíticos;

2) Consumidores com potencial médio de endividamento, que embora entendam a importância de se organizarem financeiramente, as vezes não resistem e realizam compras mesmo sem condições de arcar com o valor;

3) Consumidores com alto potencial de endividamento, a pessoa tende a ser imediatista e costuma achar que pequenas compras para satisfazer desejos momentâneos não comprometerão o orçamento pessoal no fim do mês.

Publicidade

Ficou curioso? Acesse o teste para descobrir o seu perfil

 Foto: Estadão

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.