Foto do(a) blog

Destaques do mundo da publicidade

'Vem Pra Rua' da Fiat sai do ar após virar tema de protestos

PUBLICIDADE

Por Cley Scholz
Atualização:

SÃO PAULO - A Fiat vai tirar do ar a campanha promocional criada para a Copa das Confederações. A empresa chegou a avaliar a possibilidade de mudar o slogan da campanha, mas anunciou na noite desta segunda-feira, 17, que a campanha se encerra no próximo sábado, 'conforme programação original'.

PUBLICIDADE

A Fiat garante que o fim da campanha não foi antecipado. "Toda campanha tem data para começar e para terminar", garantiu a assessoria de imprensa, diante da repercussão da notícia nas redes sociais após a divulgação pelo blog Radar da Propaganda, do Portal Economia & Negócios do Estadão.

A empresa garante que a campanha promocional vai continuar até as Olimpíadas de 2016, mas com outra trilha sonora. A primeira fase, com a música 'Vem Pra Rua', estava programada para terminar no próximo sábado, garantiu a empresa.

A campanha estava indo bem para a montadora, com uma música animada na voz de Falcão, do grupo 'O Rappa', destinada a convocar a torcida brasileira para ir às ruas torcer pelo Brasil. O refrão chama o povo para a rua, "porque a rua é a maior arquibancada do Brasil".

O problema é que a letra casou perfeitamente com o movimento contra o aumento das tarifas de ônibus, que também convoca as pessoas para ir às ruas. A fábrica, segundo fontes, chegou a estudar a alternativa de trocar o slogan 'Vem Pra Rua' por 'A maior torcida do Brasil'.

Publicidade

Uma montagem divulgada na internet, na noite de sexta-feira, transformou a canção em trilha sonora para uma montagem com imagens dos protestos violentamente reprimidos pela tropa de choque da Polícia Militar em São Paulo, na quinta-feira, 13. A montagem já tem mais de 170 mil visualizações em três dias.

Em comunicado oficial, a Fiat informou que a campanha 'Vem Pra Rua' foi elaborada para "com foco único e exclusivo na Copa e na alegria e paixão que o futebol desperta nos brasileiros".

Segundo a montadora, a campanha "se insere em uma ampla plataforma de comunicação para celebrar os muitos momentos esportivos que o Brasil vive no presente e nos próximos anos".

Por fim a Fiat diz que "essa fase da campanha, planejada para a Copa das Confederações, encerra-se nos próximos dias, conforme programação original".

A música procurava emocionar os torcedores com imagens de festa nas ruas e imagens de duas das grandes paixões nacionais, o automóvel e o futebol.

Publicidade

Desde o último fim de semana, porém, a música se transformou em uma versão moderna da música de Geraldo Vandré,'Pra Não Dizer que Não Falei das Flores', que nos anos 60 e 70 também convocava a população para ir às ruas com o refrão 'vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

Nos protestos em todo o País, muitos jovens cantam a música de Falcão e até carregam cartazes com a palavra de ordem 'vem pra Rua', usada também para conectar fotos e vídeos nas redes sociais, como palavra-chave. Veja abaixo a versão original da campanha da Fiat.

Leia mais em: 'Vem pra Rua' da Fiat tem paródia com protestos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.