‘Mercado quer pessoas mais globalizadas’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Mercado quer pessoas mais globalizadas’

Participante do programa, presidente no País de consultoria internacional diz que profissional da nova geração ‘preenche muito’ a demanda

Redação

11 Setembro 2017 | 07h31

Fernando Alves. Foto: Leandro Fonseca/PwC/Divulgação

O programa CEO por um dia edição 2017 entra em sua reta final. Durante este mês, os 21 estudantes selecionados irão acompanhar, na data estipulada pelo dirigente, a rotina de trabalho de um presidente de uma grande empresa.

No Brasil, esta é a terceira edição do evento promovido pela Odgers Berndtson, empresa de origem britânica que recruta e seleciona executivos, com apoio do Estado, PDA International, Machado Meyer Advogados.

Antes de receber o universitário, o sócio-presidente da PwC Brasil, Fernando Alves, comentou a respeito das suas expectativas. “O programa viabiliza para o jovem uma rica experiência. É importante, porque é uma chance de ele estabelecer um mínimo de networking. E o CEO torna-se uma espécie de coach para ele”, afirma.


De acordo com Alves, o exercício é “rico”, porque faz com que o jovem entre no ambiente da empresa. “Faz com que haja uma interação real, com a realidade de uma empresa, com as pessoas. “É uma experiência concreta.”

A PwC é uma rede de firmas de consultoria presente em 157 países. No Brasil, são cerca de 4.500 profissionais distribuídos em 17 escritórios por todas as regiões brasileiras. Alves diz que a média de idade dos colaboradores está entre 31/32 anos. Com base em sua experiência, ele afirma: “O mercado hoje quer pessoas mais globais e essa nova geração preenche muito das demandas do mercado”.

No entanto, o dirigente avalia que o jovem, atualmente, tem uma grande ansiedade, não factível com a realidade, de conquistar cargos e crescer rapidamente. “Quer ser chefe logo. Tem uma visão superestimada de si próprio.”

Para ele, é preciso controlar essa ansiedade. Na sua visão, é importante que os jovens pensem e descubram qual é o propósito que buscam. Ainda assim, elogia os profissionais da nova geração. “São plurais, assertivos, mais conectados, preocupados com qualidade de vida e mobilidade.”

FGV. A coordenadora do Centro de Carreiras da FGV Eaesp, Cecilia Noronha Santos, diz que o programa CEO por um dia já é reconhecido pelo mercado e dá um peso ao currículo dos escolhidos. “Mostra que ele (o estudante finalista) tem potencial, que é uma pessoa curiosa, motivada, competitiva”, afirma Cecília.

Na sua avaliação, é muito importante permitir que o aluno conheça como é o dia de um CEO. “Quais são as atividades dele, os desafios que enfrenta ao longo de um dia, com ele organiza a agenda dele, como são as reuniões com o staff. Dá para perceber se ele é uma pessoa centralizadora, ou não.

“O estudante aprende muita coisa em sala de aula, mas muitas vezes o contato que tem com a empresa é com o RH. Claro, pode passar em um processo como estagiário, mas nem sempre tem a oportunidade de estar próximo ao presidente de uma empresa de médio para grande porte.”

Durante a seleção, ela lembra, a Odgers tenta fazer um match entre os perfis do aluno e do CEO, “para que seja uma experiência valiosa para ambas as partes”. Nesse sentido, ressalta que, se a pessoa ambiciona ser um CEO, vai querer desenvolver liderança, trabalho em equipe, trabalhar muito a questão de motivar as equipes. “Então, tudo isso, faz com que o interesse das pessoas aumente ano a ano.” O motivo: é prender in loco com alguém que já tem essas habilidades mais desenvolvidas.

Neste ano, FGV decidiu apoiar o programa. “Como a FGV acredita na importância de o aluno passar por experiências, resolvemos que era chegado o momento de apoiarmos o CEO por um dia. Acreditamos tratar-se de uma oportunidade excepcional que está aberta aos universitários”, diz Cecília.

Como parte desse apoio, a entidade vai promover, no próximo dia 20, uma palestra sobre carreiras para a qual estão sendo convidados os finalistas das três edições do programa CEO por um dia. / C.M.

Mais conteúdo sobre:

CEo por um dia