Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Ainda há chance de disputar uma vaga de estágio

Os critérios de avaliação dos candidatos a estágio costumam ser baseados menos nas habilidades técnicas e mais em características pessoais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: Crew/Unsplash

A temporada de estágios continua, dando a oportunidade para jovens entrarem no mercado de trabalho. Várias empresas estão com processos seletivos abertos.  Em janeiro, cerca de 32 mil estagiários e aprendizes foram contratados por intermédio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), um aumento de 19,9% em relação ao mesmo mês de 2017. O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), uma das principais plataformas de inscrição para estágios, prevê aumento de aproximadamente 9% em relação à última temporada. A agência espera que cerca de 35 mil vagas sejam oferecidas em seu site até o fim de março.

PUBLICIDADE

Critérios de seleção

Para os jovens interessados, é importante saber que nos processos seletivos para estágio em grandes empresas, os critérios de avaliação costumam ser baseados menos nas habilidades técnicas dos candidatos e mais em características pessoais. Capacidade de relacionamento, inteligência emocional e proatividade estão entre as qualidades mais valorizadas.

O primeiro passo da seleção é o cadastro de currículos, geralmente em plataformas. Um erro decisivo nesta etapa é não preencher corretamente os formulários de inscrição - muitos não completam sequer as informações obrigatórias. Quanto mais campos preenchidos, maior a chance de ser selecionado para a próxima etapa, dizem especialistas.

Veja abaixo, algumas empresas com processos abertos:

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.