PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Concurseiros podem aprender com fracassos

GUSTAVO COLTRI/RENATO GHELFI - Especial para o Estado 

Por
Atualização:

A maior parte dos candidatos aos cargos públicos mais disputados do País coleciona tropeços nos concursos antes de conseguir a desejada aprovação. Mesmo sem os resultados esperados, essas seleções intermediárias levam aos concurseiros aprendizados importantes, segundo profissionais da área.

PUBLICIDADE

"Experiência é fundamental. Casos de pessoas que passam de primeira são mais raros, porque há muitos elementos que não estão nos livros, como administração do tempo, conhecimento do edital e controle emocional", diz o professor Eduardo Sabbag, da rede de cursos preparatórios LFG.

Para pegar o 'jeitão' de uma prova de cem perguntas objetivas, por exemplo, ele acredita que o candidato deva ter respondido pelo menos 2 mil testes, entre simulados e concursos, durante o processo de estudo. A medida teria eficiência, segundo ele, porque grande parte das questões se assemelha em diferentes processos seletivos, embora o foco possa variar de acordo com o avaliador. Conhecer a orientação das bancas, aliás, está entre as principais recomendações para os postulantes.

O concurseiro Fábio Evangelista, de 28 anos, tem uma longa história para contar desde que passou a participar de seleções para o cargo de magistrado estadual, há cinco anos. "Já fiz mais de dez provas", diz o jovem, que está neste domingo em Fortaleza para prestar concurso. "Nos sentimos numa fila. São sempre as mesmas pessoas tentando o concurso. É como se tivéssemos que esperar alguns passarem para chegar a nossa vez."

 Foto: Estadão

Evangelista diz ter amadurecido com os testes que realizou no período, embora não se considere totalmente pronto. "Muitos assuntos são comuns a todos os concursos, mas cada lugar tem a prova de um jeito. Na fase oral do concurso, por exemplo, você também tem de conhecer quem é o examinador. Essa é uma dificuldade grande", diz.

Publicidade

Vice-presidente acadêmico do Damásio Educacional, Marco Antônio Araújo Júnior diz que viver a tensão dos concursos ajuda, porque a experiência real auxilia o candidato a controlar os nervos - muitas vezes, abalados pela pressão de tempo nas seleções. "Há muita gente muito bem preparada, que tem muito conteúdo, mas que trava na prova", diz. Nesse sentido, fazer o teste sem grandes pretensões de aprovação pode ser um caminho, segundo ele, para que os postulantes fiquem atentos aos seus pontos fracos.

- VEJA TAMBÉM:

"O concurseiro sempre tem de estar progredindo", diz especialista

Além dos estudos, conhecer editais é fundamental

-

Edgar Abreu, sócio-fundador da Casa do Concurseiro, também acredita que os concursos intermediários possam ser bons pontos de balanço para os candidatos e pede que as autoavaliações sejam feitas em três esferas principais: a preparação para a prova, os testes e os resultados.

Publicidade

"Antes do concurso, a pessoa tem de ter claros que temas do edital ela estudou muito e a quais ele se dedicou pouco. No momento da prova, ela tem de avaliar se chegou no horário previsto sem problemas, se estava ansiosa, se foi boa a estratégia de estudo ou de descanso do dia anterior, se faltou tempo para resolver algumas questões, se havia maneiras de controlar o horário durante o teste e até se ela precisou tomar água ou ir ao banheiro. Depois, ela tem de ver como foram os resultados em relação ao esperado."

Feitos esses questionamentos, é preciso estabelecer metas para os processos seletivos seguintes, segundo Abreu. Ele pede, no entanto, que os candidatos não se atenham apenas aos porcentuais de acerto. "Se o candidato quer acertar 90%, mas conseguiu 80% e evoluiu, não há problemas. O importante é a evolução acontecer."

Não se frustrar diante dos percalços é a recomendação do diretor de recursos humanos da Central de Concursos, José Luis Romero Baubeta. Na opinião dele, os concursos devem fazer parte de projetos de vida no médio e no longo prazo. "O que vier antes é lucro", diz.

Experiência. Leandro acredita que ansiedade de um teste ajudará em prova seguinte (Imagem: Felipe Rau/Estadão) Foto: Estadão

O bacharel em direito Leandro Moreti, de 26 anos, parece ter essa filosofia. Com o sonho de se tornar delegado de polícia, ele presta concursos para os cargos de investigador e de escrivão em São Paulo - o jovem está atualmente na segunda fase dos processos seletivos.

Neste domingo, Moreti prestará a prova de escrivão, experiência que, acredita, servirá de respaldo para a segunda etapa do outro concurso, ainda sem data marcada. "Vou ficar mais ansioso agora. E, na prova de investigador, mais tranquilo."

Publicidade

Opinião por undefined
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.