PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Sem estresse na hora de fazer as malas

Leandro Costa Pense na quantidade de reuniões e encontros de trabalho que irá ter e defina o que vai levar em função dessa agenda. Prefira o básico, ou seja, peças que permitem várias combinações entre si. Tenha cuidado na forma como dobra as roupas para não chegarem amarrotadas (veja ao lado). Sapatos ocupam espaço, portanto racionalize e leve aqueles que combinam com tudo.

Por
Atualização:

Essas são as dicas para executivos e outros trabalhadores que viajam muito profissionalmente e veem a arrumação da mala como uma dor de cabeça.

PUBLICIDADE

"É preciso pensar, antes de tudo, que o foco é o trabalho. Então é a rotina do trabalho que vai ser a guia para a quantidade de ternos, camisas, vestidos, saias e blusas a serem levados na mala", diz a consultora de moda Glória Kalil, que recentemente lançou o livro "Viajante Chic", com um capítulo dedicado a quem viaja a negócios. Segundo ela, o principal erro, seja de quem exagera ou de quem leva menos do que o necessário é não se planejar."É preciso pensar antes para não ficar tentado a levar muito e decidir o que vai usar depois", afirma.

É justamente o que fazia a diretora de planejamento da Bullet Eventos, Camila Caruso. "Eu planejava eventos complexos inteiros por todo o Brasil e via a mala como a etapa mais difícil desse processo", brinca. "Antes, mesmo em uma simples visita técnica de dois dias, eu levada uma mala grande, com muita coisa."

Para reduzir o tamanho da mala, Camila aplicou uma das dicas da consultora de moda. Passou a escolher roupas mais básicas, clássicas, que permitem diversas combinações entre si. "Eu não tinha muita roupa básica, como camisas lisas, sem estampas, e calças pretas. Mas agora renovei o guarda-roupa com muita coisa preta, branca e cinza", conta a diretora.

Outra orientação de Glória para as executivas é sempre lançar mão de acessórios como lenços, colares e xales, que permitem mudar o visual sem ter de trocar toda a roupa. Consequentemente, pode economizar na quantidade de roupas da mala.

Publicidade

Gravatas. Glória diz que a regra do básico e das combinações também é válida para os executivos. Ela lembra que é até mais fácil ser aplicada a eles, já que comumente trabalham de terno. "Basta levar camisas e gravatas suficientes para os compromissos que irá ter", diz Glória.

Para os profissionais, vale a pena o esforço para levar o mínimo possível e conseguir embarcar apenas com a mala de mão, sem despachar nenhuma bagagem.

"Isso evita perda de tempo na esteira de malas e também o risco de extravio", afirma o diretor de assuntos estratégicos do Grupo José Alves, Epaminondas Oliveira Júnior, que teve uma mala extraviada durante uma de suas viagens de negócios.

"Tive de comprar tudo de novo no aeroporto. Desde então, evito despachar a bagagem sempre que posso." Oliveira Júnior diz ter aprendido, ao longo dos anos, a não perder muito tempo fazendo malas e levar somente o necessário. "Essas viagens duram no máximo uma semana. Então, com três ternos e seis camisas (sempre levo uma a mais em caso de imprevistos) é possível passar tranquilamente."

O mesmo diz o gerente geral da Politec Saúde, Alexandre Lopes, que viaja de terno para não deixar a mala muito cheia. "Já perdi uma mala no aeroporto e acabei tento de ir de jeans para uma reunião."

Publicidade

Ele conta que costuma levar camisas e gravatas de cores muito diferentes para não passar a impressão de estar de uniforme, por usar o mesmo terno mais de uma vez.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Lisas.Não chegar com a roupa amarrotada é outra preocupação de quem viaja. Para não perder tempo tendo de passar a roupa, Glória Kalil recomenda evitar peças de tecidos que amassam facilmente, como linho e algodão puro.

Além disso, é recomendável dobrar a roupa com cuidado. "E assim que chegar ao hotel, desfaça a mala e pendure tudo. De um dia para o outro, a roupa já vai esticar. No dia seguinte vale também pendurar o que for usar na porta do banheiro, enquanto toma banho", recomenda Lopes.

A nécessaire, com todos os produtos de higiene pessoal, é outro item da mala que merece atenção segundo a consultora. Para economizar espaço na mala, ela indica colocar todos os produtos de higiene pessoal, como xampu, gel, perfume, em recipientes pequenos. Recomenda-se, ainda, usar fita adesiva para vedar os potes e evitar que vazem dentro da mala. Levar uma bermuda, camiseta e tênis para a prática de esportes é uma dúvida recorrente, já que nas viagens o tempo é sempre um ativo escasso.

"Eu levo por precaução, mas dificilmente uso", diz Lopes. Oliveira Júnior, no entanto, diz ter desistido há tempos de incluir os itens na mala.

Publicidade

Opinião por undefined
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.