Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Caminhão 'transparente' deixa motorista ver o que está na frente

Imagens captadas por câmera são transmitidas em telão e prometem reduzir o risco de acidente em ultrapassagens

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

Projeto foi testado na Argentina/Divulgação Foto: Estadão

Ultrapassar veículos de forma imprudente pode causar graves acidentes em estradas, especialmente em vias de mão-dupla. Se o motorista de um carro quiser cortar um caminhão, pode ser ainda mais perigoso. Mesmo se estiver em baixa velocidade, é difícil enxergar o outro lado da pista, em função do tamanho do caminhão.

PUBLICIDADE

Uma ideia relativamente simples da coreana Samsung quer mudar isso, por meio da instalação de uma câmera na frente de um caminhão, conectada a uma tela na traseira do veículo. Assim, motoristas conseguem enxergar o que está à frente do caminhão, mesmo se for à noite - a câmera é equipada com visão noturna.

O protótipo (que pode ser visto no vídeo abaixo) foi testado na Argentina, mas o caminhão não está mais operacional, de acordo com a Samsung. A empresa, no entanto, afirma que conseguiu confirmar que a tecnologia funciona e que consegue "salvar vidas de muitas pessoas" no trânsito.

O próximo passo do projeto, diz a companhia, é seguir com testes para adequar a ideia a regulamentações e obter o amparo legal para operar. Para tanto, a Samsung irá procurar parcerias com ONGs de segurança no trânsito e governos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.