PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Garrafa de Coca-Cola gorda e Papai Noel obeso causam polêmica

Revista 'Businessweek' distorceu a imagem da garrafa mais famosa do mundo e ainda mostrou Papai Noel viciado em Coca-Cola. A revista 'Slate' não gostou e publicou outro artigo em defesa das pessoas que estão acima do peso

Por Cley Scholz
Atualização:

 

Ilustração usada na capa da Businessweek: polêmica Foto: Estadão

SÃO PAULO - Uma reportagem da Bloomberg Businessweek, na edição desta semana, analisa a estratégia de negócios da Coca-Cola na América do Norte, que vê as vendas caírem à medida que mais e mais pessoas percebem que o refrigerante pode ser ruim para a saúde.

PUBLICIDADE

A estratégia da empresa envolve a compra de outras marcas de bebidas com imagens saudáveis. A reportagem não acrescenta grandes novidades em relação ao tema, mas a imagem da capa e a ilustração que acompanha o artigo causaram polêmica. A imagem da capa é de uma das clássicas garrafas de Coca-Cola com uma barriga que lembra as vítimas de obesidade mórbida.

A imagem pode parecer benigna, por ser um alerta contra o risco de consumo desmedido de refrigerante. Mas a revista Slate fez outra leitura em um artigo que critica a Businessweek:

As garrafas de Coca-Cola são aparentemente todas iguais, diz a revista, mas na verdade elas são de diferentes tamanhos. A garrafa que a BusinessWeek espampa na sua reportagem apresenta um defeito, segundo a Slate.

"Os corpos humanos não são todos iguais, alguns deles são altos, alguns são redondos, alguns são mais ósseos e nenhuma dessas diferenças são defeitos", afirma a Slate.

Publicidade

"A analogia visual na capa da BusinessWeek dá a entender que a gordura é algum tipo de deformidade, que não é exatamente a mensagem mais correta para enviar para pessoas cujos corpos parecem com a garrafa de Coca-Cola encorpada".

Papai Noel obeso bebedor compulsivo de Coca-Cola ilustra reportagem Foto: Estadão

A imagem que acompanha a reportagem interna da Businessweek envia uma mensagem ainda pior, afirma a Slate. Ela mostra o Papai Noel com obesidade mórbida, porque ele parece não poder parar de beber Coca-Cola.

"A noção de que as pessoas são gordas só por falta de força de vontade, e que elas são vítimas de sua própria impulsividade é generalizada, mas é falsa", diz a Slate. "Ser gordo não é uma falha moral, mas simplesmente o resultado mais visível da complexa interação entre genética, meio ambiente e história pessoal".

A revista destaca que as pessoas gordas não precisam se sentir impotentes, quase tristes com seus corpos. "A principal coisa que faz as pessoas se sentirem impotentes e tristes com a obesidade é o estigma social, que é exatamente o que a ilustração da BusinessWeek reforça".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.