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Maquiagem reflete situação da economia, aponta estudo

Empresa analisou a história de um século do uso da maquiagem no Japão e concluiu que a as mulheres estão mais otimistas, com sobrancelhas mais grossas e lábios mais coloridos

Por Economia & Negócios
Atualização:

A japonesa da esquerda usa maquiagem dos anos 90, e a da direita mostra o que estava na moda em 2010 ( Foto: EFE)

TÓQUIO - As japonesas se maquiam mais e com mais cores vivas quanto melhor percebem a situação econômica. A conclusão é de uma empresa nipônica de cosméticos após analisar as tendências da maquiagem nos últimos 100 anos.

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Quando a economia vai bem, as mulheres usam sobrancelhas mais largas e cores luminosas nos lábios. Mas, quando a economia entra em crise, as sobrancelhas finas e os batons pouco vistosos são as opções preferidas para as japonesas.

Na década de 50, quando o Japão experimentou um período de rápido crescimento econômico, e no final dos anos 80, em pleno apogeu de bolha econômica do país asiático, as mulheres perfilavam seus rostos com grossas sobrancelhas negras e batons vermelhos.

Durante a década de 70, ao contrário, quando explodiu a crise do petróleo, e nos anos 90, após o colapso da bolha imobiliária, as japonesas preferiam as sobrancelhas finas e os batons de tons da pele, como o bege, ou simplesmente usavam brilho incolor nos lábios.

O estudo foi feito pela marca de cosméticos japonesa Shiseido.

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"As mulheres são sensíveis à atmosfera dos tempos", opina a artista de cabelo e maquiagem da empresa Setsuko Suzuki. "Quando a sociedade está de bom humor, preferem usar maquiagem brilhante e viva, mas se a sociedade está de mau humor, tendem a usar produtos menos brilhantes e mais simples."

A maquiagem das mulheres nipônicas evoluiu notavelmente desde os distantes anos 20, quando se buscava imitar as glamourosas atrizes ocidentais.

Desde a sobriedade dos anos do pós-guerra, na década de 50, até o colorido estilo hippie dos anos 70, as mulheres do Japão refletiram no rosto os sinais das mudanças econômicas través dos tempos.

Desde o final de 2012 até agora, se observa uma tendência crescente de uso de batons de tons mais vivos, disse Suzuki. "Isso mostra que as mulheres estão mais otimistas com o futuro".

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Confira as mudanças da maquiagem ao longo dos anos nos anúncios da Shiseido:

1930 Foto: Estadão

1936 Foto: Estadão

1937 Foto: Estadão

1937 Foto: Estadão

1940 Foto: Estadão

1962 Foto: Estadão

1962 Foto: Estadão

1952 Foto: Estadão

1953 Foto: Estadão

 

 

 

 

 

 

 

 

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