Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Recém-casados, gregos ficam sem dinheiro em lua de mel nos EUA

Governo da Grécia impôs controles para evitar o colapso do sistema financeiro no país e deixou cidadãos no estrangeiro em situação difícil

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

Valasia Limnioti e Konstantinos Patronis se casaram há três semanas e viram sua viagem dos sonhos ir por água abaixo. O casal viajou para Nova York em lua de mel, mas começou a viver um pesadelo quando seus cartões de crédito e débito de bancos gregos começaram a ser recusados.

"Estávamos famintos e eu chorei por dois dias", disse Valasia à Associated Press. "Me senti uma mendiga em Nova York."

( Foto: Mary Altaffer/AP)

PUBLICIDADE

O casal pulou algumas refeições após gastar os últimos dólares no McDonald's e recebeu ajuda de estranhos, membros de duas igrejas ortodoxas gregas, além de uma soma não revelada dada por um jornalista. O voo de volta para casa estava programado para esta sexta-feira, 3.

Paul Krugman: Os muitos desastres econômicos da Europa

O casal insiste em devolver o dinheiro, "porque nós, gregos, somos um povo orgulhoso e eu quero que o mundo saiba que não estamos nesta situação porque somos preguiçosos ou fizemos algo errado", diz Valasia.

Publicidade

A mulher, de 36 anos, perdeu o emprego após a falência da pequena empresa em que trabalhava. Seu marido, de 39, é militar e trabalha como piloto de helicóptero.

Temendo retorno ao dracma, gregos usam bitcoin

A aventura começou em 6 de junho, quando eles trocaram alianças em Volos, uma cidade portuária ao norte de Atenas. Eles pouparam dinheiro por mais de um ano para despesas de viagem, mas não puderam usá-lo por causa de seus cartões.

A família de Valasia na Grécia afirmou que outros conterrâneos também estão sem dinheiro em outros países, incluindo alguns pacientes em hospitais nos Estados Unidos que não podem pagar por tratamento.

( Foto: Mary Altaffer/AP)

Controle. Longas filas se formaram em máquinas de dinheiro na Grécia desde o fechamento dos bancos na segunda-feira, 29. Para evitar uma corrida bancária, o governo grego determinou o limite diário de EUR 60 em saques por pessoa. Já aposentados e pensionistas tiveram apenas a última quarta-feira, 1, para sacar até EUR 120 em benefícios por pessoa.

Publicidade

Na Grã-Bretanha, para onde milhares de gregos foram trabalhar, estudar ou visitar parentes e amigos, muitos dizem que seus cartões de débito e crédito não funcionam mais em caixas eletrônicos ou quando eles tentam fazer compras online.

PUBLICIDADE

Fernando Dantas: Lições da Grécia para o Brasil

Um documento do Ministério de Relações Exteriores da Grécia datado de 30 de junho, e enviado para embaixadas gregas - ao qual a Reuters teve acesso - , indica que as autoridades estavam tentando mitigar o impacto do controle de capital nos cidadãos que estão no estrangeiro, especialmente estudantes e turistas.

Mas, dias depois, muitos ainda estavam encontrando nos caixas eletrônicos mensagens como: "A operação selecionada não pode ser aprovada neste momento. Por favor, entre em contato com o emissor do cartão". Outros não estão conseguindo efetuar nem mesmo as transações online mais baratas e essenciais. (Com informações da Associated Press e da Reuters).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.