Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

São Paulo e Rio de Janeiro perdem para Buenos Aires em ranking global de centros financeiros

São Paulo ficou em 38ª posição e Rio de Janeiro em 45ª; Buenos Aires, mesmo em crise, ficou em 25º lugar

PUBLICIDADE

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

 Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Apesar da crise, financeira e econômica, pela qual nossos vizinhos hermanos passam, Buenos Aires despontou 21 posições em um ranking de centros financeiros globais, ficando na 25ª colocação, segundo a consultoria Z/Yen Group. São Paulo, por outro lado, permaneceu estável em relação ao último levantamento, ficando em 38º lugar. A lista possui 83 cidades.

PUBLICIDADE

Além de São Paulo, entre as cidades brasileiras aparece no ranking o Rio de Janeiro, em 45ª posição. A capital fluminense caiu 14 lugares desde a última pesquisa. Ambas as metrópoles aparecem como centros financeiros locais e não globais. Entre os centros globais em mercados emergentes, a consultoria citou Beijing, Luxemburgo, Milão e Moscou.

Buenos Aires foi a cidade com maior avanço no ranking. Em contrapartida, Roma foi a que mais caiu. A cidade italiana perdeu 19 posições, ficando em 54º lugar.

Na elaboração do ranking são utilizados como parâmetros a taxação de impostos (clareza, transparência e simplicidade), ambiente de negócios (corrupção, transparência e leis), desenvolvimento do setor financeiro, infraestrutura, capital humano, acesso do mercado e reputação em geral.

Na liderança do ranking também houve alterações. Londres que liderava agora aparece em segundo. A cidade de Nova York está em primeiro. A consultoria também lista as cidades que tendem a se tornar mais importantes: Casablanca (Marrocos), Busan (Coréia do Sul), Cingapura, Hong Kong, Xangai, Dalian (China), Seul, Dubai, Luxemburgo e Londres.

Publicidade

Ranking completo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.