Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Teste de colisão revela falta de segurança de minivans

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:
Toyota Sienna 2015 no teste de colisão: minivan tem classificação 'aceitável' ( Foto: NYT)

DETROIT - A Honda Odyssey foi a única minivan do mercado americano a ganhar a classificação no nível mais alto de segurança em novos testes de colisão feitos para o setor de seguros.

PUBLICIDADE

O Instituto de Segurança nas Estadas dos Estados Unidos informou que a Nissan Quest, a Chrysler Town e Country, e a Dodge Caravan ficaram na classificação mais baixa no teste de colisão frontal de sobreposição, que replica o que acontece quando um canto dianteiro do veículo colide com outro objeto a uma velocidade de 40 quilômetros por hora.

Nos testes, a estrutura das minivans desabou com a força da colisão. Na Quest, as pernas do manequim usado para simular o que acontece com o motorista foi preso pelo airbag e empurrado para cima em direção ao rosto, disse o instituto.

Na Town e Country, a cabeça do manequim deslizou para fora do airbag e atingiu o painel de instrumentos.

A Toyota Sienna ganhou a segunda melhor classificação, considerada 'aceitável'. ''Segundo o instituto, a estrutura do veículo era fraca, mas o manequim foi protegido pelos airbags laterais.

Publicidade

Nissan Quest: nota mais baixa ao lado daTown e Country da Chrysler e da Dodge Caravan  ( Foto: AP)

Exceção. Somente a minivan Odyssey ganhou uma boa classificação. "A estrutura foi danificada, mas o manequim foi protegido de lesões graves", informaram as autoridades. O instituto com sede em Arlington, na Virgínia, introduziu o novo teste sobreposição em 2012. Esta foi a primeira vez que um grupo de minivans foi testado, e do instituto disse que ficou surpreso ao ver alguns dos piores resultados possíveis para este tipo acidente de grave.

As minivans estão em desvantagem, porque são mais largas do que as plataformas dos carros similares que usam a mesma estrutura. Isso deixa grandes áreas que são menos capazes de absorver a força de um acidente. Minivans também são mais pesadas do que os carros, por isso o dano que sofrem na lataria é mais severa.

Uma outra minivan vendida nos EUA, a Kia Sedona, ainda não foi testada. A Kia está fazendo uma mudança para o veículo que deve melhorar o seu desempenho, disse o instituto. A Sedona vai ser testada em algumas semanas. Associated Press

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.