PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Teste mostra segurança de carros no Brasil 20 anos atrasada

Veículos nacionais ganharam uma estrela, sinal que motoristas correm risco alto

Por Carla Miranda
Atualização:

Carros populares vendidos no Brasil e na América Latina estão 20 anos atrasados, em termos de segurança, em relação aos comercializados na Europa e nos Estados Unidos, segundo testes feitos pelo Latin NCAP. A notícia repercutiu em diversos sites noticiosos estrangeiros, como "The Washington Post" e "Financial Times".

PUBLICIDADE

Modelos básicos das cinco principais montadoras instaladas no País - Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford e Peugeot - foram avaliados com uma estrela, em uma escala que vai até cinco, na avaliação da segurança de um passageiro adulto. O chinês Geely tirou zero.

"Uma estrela - isso equivale a um motorista morto", disse ao "Financial Times" o secretário-geral do Global NCAP, David Ward.

As versões dos mesmos veículos equipadas com airbag obtiveram entre duas e quatro estrelas. Os organizadores do teste aconselham "todos os compradores de carros novos a escolher apenas os equipados com airbag".

Esse tipo de dispositivo foi usado comercialmente pela primeira vez em 1973. Nos Estados Unidos, a Ford os tornou padrão em 1990. A produção de uma unidade do equipamento custa apenas US$ 50, segundo o Latin Ncap.

Publicidade

Nos testes, os veículos são dirigidos a 64 quilômetros por hora contra um obstáculo deformável. Dentro do carro, manequins fazem os papéis de motorista, passageiro adulto e, no banco de trás, duas crianças.

Em relação a passageiro infantil, vários veículos, não apenas os básicos, ganharam uma estrela. É o caso, por exemplo, do Toyota Corolla Xei com airbag. Veja a lista completa de carros testados.

O Latin NCAP se define como uma iniciativa conjunta da Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Global New Car Assessment Programme (Global NCAP) e outras, com o objetivo de avaliar a segurança dos veículos na América Latina.

Ward, da Global NCAP, disse ao "FT" que a falta de regulação "não incentiva os fabricantes a fazer melhor, quando eles sabem perfeitamente que podem".

.

Os mais mal avaliados Nota*
Chevrolet Celta sem airbag 1
Fiat Novo Uno Evo sem airbag 1
Volkswagen Gol Trend 1.6 sem airbag 1
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 sem airbag 1
Ford Ka Fly Viral sem airbag 1
0
* Nota de 0 a 5 para segurança de passageiro adulto
Fonte: Latin NCAP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.